20 de outubro de 2014

♥ Risotto de Salsichas Frescas, Courgete e Cogumelos Shiitake - Arroz Integral - Bom Sucesso ♥

Bom dia amigos do meu ♥

Tudo bem com vocês? Espero bem que sim!

Uma amiga (a Maria) deu-me uns cogumelos biológicos Shiitake, conhecem? Ela disse para experimentar que eram mesmo bons. 

Em pesquise pela net, fiquei a saber o seguinte:

“Na natureza, o shiitake pode ser encontrado em florestas asiáticas, onde se desenvolve em árvores mortas. É um fungo aeróbio, decompositor de madeira, que degrada celulose e lignina para obter energia. O shiitake é nutritivo, rico em proteínas, contendo em relação à matéria seca 17,5% de proteínas, com nove aminoácidos essenciais. Tem também importância medicinal, possuindo substâncias com propriedades medicinais para o tratamento e controle de pressão arterial, redução do nível de colesterol, fortalecimento do sistema imunológico, e inibição do desenvolvimento de tumores, vírus e bactérias.”

Sinceramente, tinha receio em experimentar, (adoro cogumelos, mas o medo de cair para o lado,…sim Maria,...tive medo, de não poder escrever-te a contar esta minha experiência), mas depois de ler muito sobre estes cogumelos, comecei a pesquisar receitas que levassem cogumelos, para poder provar. Até que cheguei a este blog aqui e a receita cativou-me logo. Não levava propriamente este tipo de cogumelos, mas adaptei como pude J

Para fazer este risotto, usei o Arroz Integral - Bom Sucesso:

"Riquíssimo em fibras, o Bom Sucesso Integral é um arroz Carolino ao qual não foi retirada a película protectora durante o processo de branqueamento. O resultado é um bago de cozedura mais lenta, mas de alto valor nutritivo graças aos nutrientes que se encontram na casca: fibras, vitaminas, minerais e óleos essencias. O arroz integral é rico em vitamina E, vitaminas do grupo B, cálcio , fósforo e magnésio. As fibras alimentares contidas no arroz Bom Sucesso Integral fazem parte de uma alimentação saudável.

O arroz Bom Sucesso Aromático é um arroz certificado nos Sistemas de Gestão da Qualidade. Disponível em embalagens de 500g."


* Transcrevo receita com algumas alterações*


Ingredientes:

Arroz Integral Bom Sucesso
1/2 Cebola
Azeite q.b
1/2 Copo de Vinho Branco
1 Caldo de Galinha (dissolvido em água a ferver)
Salsichas Frescas
1/2 embalagem de Cogumelos Shiitake
1/4 de Courgette
Queijo Parmesão Ralado

Deitar a cebola num tacho, juntar um fio de azeite e deixa-se refogar só um pouco. De seguida junta-se o arroz e vai-se mexendo sempre para este "fritar" um pouco. 
Junta-se o vinho branco e vai-se mexendo sempre em lume brando até todo o líquido ter evaporado. Vai-se depois juntando aos poucos o líquido do caldo de galinha, mexendo sempre e ir deixando evaporar. Quando o arroz estiver mais ou menos a meio da cozedura junta-se a courgette partidinha em cubos pequeninos e mexe-se tudo. Se por acaso o líquido do caldo de galinha já tiver sido todo gasto, vá deitando mais um pouco de vinho branco para o arroz ir cozendo. Quando estiver quase pronto, junte os cogumelos (partidos aos bocadinhos), as salsichas partidas às rodelas e deixe apurar mais um bocadinho. Quando o arroz estiver bem cozidinho, junte o queijo parmesão ralado, e mexe-se tudo novamente.
Serve-se logo a seguir.


                                   Fica uma refeição excelente,....


                                 
                                           Quentinho, sabe tão bem,...




                                            Sobrou este pratinho!




                                                  São servidos?




                                Este foi o Arroz Integral utilizado!



                                 Sigam a página de Arroz Bom Sucesso aqui


Espero que tenham gostado e que experimentem,....


 Uma excelente semana para todos,.....sejam felizes!!!

Beijinhos,.....


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes  J



                 

6 comentários:

Katiakatola disse...

Minha querida,bom dia!!!!
Que delicia esse risoto,vou experimentar... Mas ,usarei o shiitake desidratdo no lugar do fresco,pois tenho um pote cheinho deles.
Fiquei muito feliz em ter voce no meu cantinho,volte sempre,pois és muito bem vinda!
Estou sempre passando por aqui e carregando dicas deliciosas...
Um linda semana, beijinhos, Katia.

Josy disse...

Querida Mary, adoro risoto nunca fiz de salsichas, mas de cogumelo shiitake sim, adoro esse cogumelo, e como gosto de salsichas e a julgar pela foto, ficou delicioso, uma ótima sugestão para começar a semana. Beijinhos, ótima semana miga

São Ribeiro disse...

Gosto muito de risotto mas com salsicha nunca fiz.
Esse ficou com muito bom aspecto
Boa semana
bjs

Marisa Valadas disse...

Adoro risotto, deve ser muito saboroso

Fla - Arte na Cozinha disse...

Bom dia querida!
Dei risada com seu relato...risos... apesar de amar cogumelos, eu também ficaria desconfiada de provar algum tipo novo que não conhecesse.
Eu adoro shitake, aqui comemos bastante!
Seu arroz deve ter ficado uma delícia!
=)
Beijos e ótima semana,
Fla

Andreia disse...

Adoro risoo mas raramente faço pois mais ninguém gosta cá em casa.
De salsicha nunca experimentei mas fiquei com vontade depois de ver o teu.
Beijinhos

Um Até já,....

Olá  meus   queridos  ♥    Por diversos motivos, irei estar ausente quer aqui no blog, quer nas redes sociais!! Tenho recebido muitas mensa...