6 de janeiro de 2021

♥ Farrapo Velho, Para Festejar o Dia de Reis - Feliz Dia de Reis ♥

Bom dia amigos do meu 


Tudo bem com vocês? Espero bem que sim 😊

Espero que as vossas, festas Natalícias, tenham corrido da melhor forma e desejo a todos os meus seguidores e amigos um excelente Ano Novo 2021 (melhor que o ano passado, será certamente), com muita saúde, paz, amor, dinheiro e alegria. 

Bem, hoje comemora-se o Dia de Reis. 

Todos os anos, acabo por repetir a mesma coisa, mas sinto que o Dia de Reis devia mesmo ser festejado. Pois sendo a primeira festa do ano, ninguém dá o verdadeiro valor a este dia.

Em Espanha, por exemplo, é nesta altura, do Dia de Reis. que se trocam os presentes.

Cá em casa, não fazemos uma festa, como no Natal ou na Passagem de Ano, mas é tradição no dia anterior à noite, comer o bacalhau cozido, com batatas e couves e depois, no Dia de Reis, aproveitamos do que sobrou e fazemos o farrapo velho (noutras zonas do país, chamam-lhe de roupa velha). 

Por isso, se ainda não festejas-te, ainda vais a tempo de cozer bacalhau, umas batatas e couves e fazeres este delicioso farrapo velho.

Obs.: Os ingredientes desta receita, são para fazer o bacalhau com batatas e couve e depois vai tudo a cozer e só depois do que sobrar, é que fazemos o farrapo velho. 

Ingredientes:

Bacalhau (coloco sempre uma posta por pessoa)
Batatas (se não forem muito grandes, coloco sempre 2 batatas e meia p/ pesso)
Couves (a couve "minga" após a cozedura, por isso, se for para muitos pessoas, sugiro 5 a 6 couves, para dar para cozer e depois para sobrar para o farrapo velho).
6 a 8 Dentes de Alho Descascados
Azeite q.b.
Cominhos (opcional)

Preparação:

Depois de ter cozido o bacalhau, com as batatas e as couves, é que se pode fazer o farrapo velho. 
Cortar tudo o que sobrou aos bocadinhos, (tentar retirar ao máximo todas as espinhas possíveis do bacalhau) e escorrer o excesso de água. 
Colocar no fogão uma panela grande, um pouco de azeite e colocar as couves, as batatas e o bacalhau cortados aos bocadinhos. 
Descascar os dentes de alho e colocar por cima, mas também partido aos bocadinhos. Ir mexendo de vez em quando. 
Depois é só colocar  por cima cominhos (eu não coloco porque não gosto) e servir. 

Servir bem quentinho, pois é uma delícia!


São servidos?!?


Espero que tenham gostado 

Espero que continuem por aqui e sigam-me, também nas redes sociais!

Beijinhos,.....

E vamos lá, aumentar o nº de seguidores no instagram!


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes  

15 comentários:

Ana G. Neves disse...

Adoro farrapo velho!!!
Bom Ano Novo, com muita saúde, e feliz Dia dos Reis!
Beijinho

Blogue recanto c/tempero

" R y k @ r d o " disse...

Aspeto fascinante. Imagino ser um prato delicioso.
.
Cumprimentos fraternos.

Pimenta Mais Doce disse...

Tão bom amiga, gosto tanto! <3

www.pimentamaisdoce.blogspot.com

As várias faces da Ginja disse...

Bom Ano e Feliz Dia de Reis!!!
Também sou a favor do desperdício zero!!!
Beijinhos. :)

Teresa Isabel Silva disse...

Um verdadeiro petisco da época!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

Coisas de Feltro disse...

Olá gostei muito do blog, tanto que estou já a segui-lo(#1084 apareço lá no fim da caixa de seguidores, não consigo que apareça a foto).

Convido-a a passar pelo meu cantinho.
Beijinhos e bom ano.
Coisas de Feltro

piteis da dinha disse...

Oi Mary querida, bom dia!
Que receitinha mais deliciosa. Eu aqui no Brasil conheço roupa velha preparada com carne seca, tenho até a receita lá no blog, mas com certeza vou fazer com bacalhau pq amei e claro que vou levando a sugestão.
Amiga, desejo p/vcs um 2021 de muita saúde, muita paz, muitas alegras e realizações!
Bjssssssss

piteis da dinha disse...

Oi Mary querida, bom dia!
Que receitinha mais deliciosa. Eu aqui no Brasil conheço roupa velha preparada com carne seca, tenho até a receita lá no blog, mas com certeza vou fazer com bacalhau pq amei e claro que vou levando a sugestão.
Amiga, desejo p/vcs um 2021 de muita saúde, muita paz, muitas alegras e realizações!
Bjssssssss

Ana Rita Marreiros disse...

Bom Ano Mary!!
Boa receita para um aproveitamento do Natal e é sempre bom aprender novas maneiras de se evitar o desperdício alimentar🥰

Beijinhos
Rita

Natália Eleutério disse...

Eu adoro roupa velha como aprendi a minha sogra a fazer, adoro e faço muitas vezes, Feliz Ano Novo com muita Saúde, bjs.

Adita Donaire disse...

Feliz año amiga, te deseo todo lo mejor para ti y tu familia, tiene buena pinta esta receta, no la conozco pero seguro que esta muy buena, besos

Prata da casa disse...

Gosto muito de roupa velha e o teu prato ficou bem apetitoso.
Bjn
Márcia

Inês disse...

Gosto muito! :) Feliz ano novo. Beijinhos
--
O diário da Inês | Facebook | Instagram

Sandra C. disse...

Gosto muito de bacalhau cozido. Mas da Roupa Velha nem por isso.
Apesar de o dia 6 de Janeiro ser um dia triste para mim, também faço questão de alegrá-lo de alguma maneira.

Beijos e abraços.
Sandra C.
Bluestrass

A Paixão da Isa disse...

adoro aqui em casa somos fans o teu ficou com um aspecto muito bom bjs

Um Até já,....

Olá  meus   queridos  ♥    Por diversos motivos, irei estar ausente quer aqui no blog, quer nas redes sociais!! Tenho recebido muitas mensa...