17 de abril de 2023

♥ Folhado de Alheira, Cogumelos e Queijo ♥

Bom dia meus amores 

Tudo bem com vocês? Espero bem que sim 😊

A Páscoa já passou, tive uma semana de férias e entretanto, senti necessidade de fazer uma pequena pausa, quer aqui no blog, quer nas redes sociais.

Eu sei que não notaram muito a minha ausência,..... 😏 

Mas a verdade é que o bichinho que tenho em mim, de partilhas culinárias, é tão forte, que não consigo estar sem vir aqui, muito tempo.

Sendo assim, regresso, com a partilha deste folhado, que ficou maravilhoso,...e acredito que quem experimentar fazer, irá também adorar,...

Bora lá e tomem nota desta receita,....

Ingredientes:

1 Alheira

4 Colheres de Queijo de Barrar (pode ser philadélfia ou marca branca)

1 Colher de Sobremesa de Mel

1 Lata de Cogumelos

1 Placa de Massa Folhada (usei da marca Lidl rectangular)

1 Ovo 


Preparação:

Retirar a pele, por completo à alheira. Numa sertã/frigideira colocar a alheira e com a colher de pau, desfazer um pouco (ela vai soltar alguma gordura, logo não é necessário colocar óleo na sertã). Adicionar os cogumelos e o mel. Mexer um pouco e reservar. Num tabuleiro estender a massa folhada e colocar um pouco de queijo philadélfia. Colocar o preparado anterior, por cima e estender, por toda a massa folhada. Dobrar a massa folhada ao meio e decalcar por toda a massa  folhada, para selar bem e não sair o recheio. Com a faca, fazer uns cortes levemente por cima da massa. Pincelar com um ovo batido. Levar ao forno pré-aquecido, durante uns 35 a 40 minutos. 

Deixar arrefecer, colocar salsa picada por cima (opcional) e saborear,...

Obs.: Depois de ver várias pessoas a fazerem, folhados de alheira, fiz esta minha versão. Espero que experimentem e que gostem, tanto como nós aqui em casa gostamos. Será uma receita para repetir certamente. Excelente para piqueniques, para levar para a praia, ou até mesmo para um lanche ajantarado.


Chamo a atenção, que o cheirinho que pairava na cozinha era maravilhoso,....

                              Vocês têm mesmo que experimentar,...

O contraste do salgado da alheira, com o doce do mel,....é uma tentação,...

                                             A repetir certamente,...


Espero que tenham gostado 

Espero que continuem por aqui e sigam-me, também nas redes sociais!

Beijinhos,.....e boa semana a todos!

E vamos lá, aumentar o nº de seguidores no instagram!


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes  😊   

3 comentários:

- R y k @ r d o - disse...

O aspeto é delicioso
.
Saudações cordiais … Feliz semana
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Fatyma Silva disse...

Oi, Mary!
Bom dia... que delicia começar a semana com esse maravilhoso prato, parece estar uma delícia!

Tenha uma abençoada semana.
Beijinhos 🌷

Teresa Isabel Silva disse...

Acabei de jantar, mas não me importava nada de experimentar!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

Um Até já,....

Olá  meus   queridos  ♥    Por diversos motivos, irei estar ausente quer aqui no blog, quer nas redes sociais!! Tenho recebido muitas mensa...