Bom dia amigos do meu ♥
Tudo bem com vocês? Espero bem que sim 😉
Amanhã é dia de S. Martinho, mas por norma, é na noite de hoje, que se comemora o S. Martinho, com as castanhas assadas e a jeropiga.
Tanto eu, como a minha Inês, não damos muito valor a castanhas, confesso, mas todos os anos faço algumas, para o meu marido.
E para ser mais fácil e rápido, faço-as no micro-ondas,....
Mas antes de partilhar com vocês, a receita que costumo a fazer, deixo-vos uma história/lenda de S. Martinho, que espero que gostem,...
👉 Lenda de S. Martinho 👈
"Corria o ano de 337, no século IV, e um outono duro e frio assolava a Europa. Reza a lenda que um cavaleiro gaulês, chamado Martinho, tentava regressar a casa quando encontrou a meio do caminho, durante uma tempestade, um mendigo que lhe pediu uma esmola. O cavaleiro, que não tinha mais nada consigo, retirou das costas o manto que o aquecia, cortou-o ao meio com a espada, e deu-o ao mendigo. Nesse momento, a tempestade desapareceu e um sol radioso começou a brilhar.
O milagre ficou conhecido como «o verão de São Martinho». Desde então, por altura de novembro, o ríspido tempo de outono vai embora e o sol ilumina-se no céu, como aconteceu quando o cavaleiro ofereceu o manto ao mendigo.
É por causa desta lenda que, todos os anos, festejamos o Dia de São Martinho a 11 de novembro. O famoso cavaleiro da história era um militar do exército romano que abandonou a guerra para se tornar num monge católico e fazer o bem."
Este ano resolvi, fazer as castanhas, para além da Erva Doce, fiz com canela, sugestão da minha querida vizinha C. 😊
Só vos digo que ficaram fantásticas! Eu mesmo não apreciando, comi algumas para provar e o maridão disse que estavam mesmo boas,….
Ingredientes:
Castanhas
Sal q.b.
Erva Doce
Canela
Preparação:
Colocar duas malgas no micro-ondas. Passar as castanhas por água. Numa malga, colocar as castanhas já golpeadas (colocar poucas de cada vez), com sal, canela e erva doce, na outra malga deitar água (não muito cheia, pois vai ferver e pode transbordar). Colocar 6 minutos, em potência máxima. Aos 3 minutos, parar o micro-ondas, e mexer as castanhas, para assar todas por igual. Deixar acabar o tempo restante e assim que parar, abrir o micro-ondas com cuidado, devido à água que ferveu!
* Para golpear as castanhas, usei o meu acessório (Retalhador de Castanhas), que comprei o ano passado no Espaço Casa! Sem dúvida, que é muito mais prático. 😉
Ficaram fantásticas,....
Espero que tenham gostado e
apreciado 😉
Continuem
por aí e sigam-me, quer aqui, quer nas redes sociais!
Beijinhos
e um excelente fim-de-semana,.....👍
E
vamos lá, aumentar o nº de seguidores no instagram!
Façam
o like na minha página,
ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos
likes 😌😍
https://www.facebook.com/omeurefugioculinario
4 comentários:
Ficaram com um aspeto delicioso
.
Cumprimentos poéticos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
sou fan adoro e estam me deram agua na boca bjs saude
Olá!
Essas castanhas parecem deliciosas! Hoje em dia aprecio-as mais do que antes, mas nunca fiz ou comi com erva-doce e canela.
Beijinhos e bom fim-de-semana!
:)
Olhe, fazer no microondas nunca me passaria pela cabeça .as parece rápido e prático. Obrigada pela partilha.
Enviar um comentário