14 de maio de 2018

♥ Empadão de Bacalhau com Alho e Broa Gratinado com Queijo ♥

Bom dia amigos do meu 

Tudo bem com vocês? Espero bem que sim J

Quem me segue, sabe que faço parte do grupo Cantinho das Cozinheiras, em que todos os dias 25 de cada mês, temos que fazer uma receita do blog que é sorteado. Para os mais distraídos, que não conhecem o grupo, estão sempre a tempo de entrar e participar nestes desafios,....

Sim, eu sei, que ainda não estamos no dia 25, no entanto a Telma, a nossa querida administradora, colocou mais um desafio no grupo e eu não poderia recusar 
J

O desafio é Caixa Mistério, são escolhidos 3 ingredientes e depois quem quizer participar, terá que fazer uma receita, com esses 3 ingredientes.

Neste desafio, o vencedor tem a oportunidade de escolher os 3 ingredientes, para a próxima Caixa Mistério. A 1ª vez, deste desafio da Caixa Mistério, não tive oportunidade de participar e os ingredientes eram: Laranja, Iogurte e Frango. A vencedora foi a Barbara Clara Brito e teve assim a oportunidade de escolher os ingredientes, desta nova Caixa Mistério, que são: Bacalhau, Alho e Queijo.

E assim, do nada e como ando sempre em experiências, saiu esta receita. 


Nem me lembrava do desafio da Caixa de Mistério, e a semana passada fiz esta receita para o jantar! 




O que é certo, é que até calhou bem, pois assim, já fica a minha participação,…

Ingredientes:

2 Postas / Lombos de Bacalhau Grandes
Queijo Ralado q.b.
Broa q.b.
Sal a Gosto
Noz Moscada (Especiarias Suldouro)
Batatas p/ Cozer ou se preferirem e tiverem pressa como eu, usei o puré instantâneo do Lidl, que em dias de pressa, dá uma ajuda fantástica.
Alho Francês
Azeite
Manteiga

Preparação:

Em 1º lugar colocar na cuba da FC o bacalhau a cozer, durante uns 10 minutos. Quando acabar o tempo, deixar perder a pressão. Tirar a tampa e retirar o bacalhau. Desfiar o bacalhau e tirar as espinhas. Reservar. 
Num tachinho, deitar um fiozinho de azeite e colocar o alho francês, cortado finamente. Levar ao fogão até começar a estalar. Assim que estiver mole e translúcido, retirar do fogão. Reservar. 
Começar a preparar o puré instantâneo, conforme as instruções da embalagem. Se preferirem e como escrevi à pouco, podem cozer as batatas e fazer o puré. Eu fiz com o puré instantâneo do Lidl, pois tinha pressa e queria adiantar o jantar. Acrescentei ao puré, um bocadinho de manteiga, noz moscada e temperei com sal.
Depois de todos estes passos concluídos, colocar num pirex, um bocadinho de azeite, depois um pouco de puré, até cobrir o fundo do pirex, colocar azeite por cima, depois o bacalhau e o alho e mais um bocadinho de azeite. Ir alternando sempre, até acabar todos os ingredientes. Finalizar com queijo ralado e broa por cima.
Levar ao forno, pré-aquecido a 180º, durante uns 20 minutos, ou até o queijo derreter em cima.

Aqui, antes de ir ao forno,...



                                          E já com um aspecto maravilhoso,...




                                          Aqui, pronto  saborear,....




                                         Ficou uma refeição fantástica,...



Experimentem esta receita, sei que vocês vão adorar!! 

Até ao próximo desafio!!


Espero que tenham gostado,...

Beijinhos,.....

Sigam-me nas redes socias:  Instagram - aqui / Facebook - aqui          

16 comentários:

O Pecado Mora Em Casa disse...

Cá em casa adoramos tudo o que leva bacalhau, e esta é uma receita maravilhosa, a experimentar um dia destes!!!
Beijinhos.
http://www.opecadomoraemcasa.pt/

_ Gil António _ disse...

Que maravilhoso aspecto meu Santo Deus da degustação, lol. Era divinal para o meu almoço.
Logo eu que adoro bacalhau.
.
* Meu amor ... o que amo em ti *
.
Feliz início de semana.

Anónimo disse...

Mary, esse bacalhau está com muito bom aspecto. Beijinhos

www.opecadodagula.com

Pimenta Mais Doce disse...

Ola!!! Hoje já è a segunda receita de bacalhau que me aparece à frente! Eu amo todos os pratos que contenham este maravilhoso peixe <3
Beijinhos Hih

pimentamaisdoce.blogspot.pt

Cristiana disse...

Que óptimo aspecto :D :D
Beijinho

https://w-m-mind.blogs.sapo.pt/

O Cantinho dos Gulosos disse...

Gosto sempre de um belo empadão e esse ia gostar de certeza.


Blog - O Cantinho dos Gulosos

Ana G. Neves disse...

Que prato delicioso ^_^
Também tenho de fazer o meu para o desafio da caixa mistério...
Beijinho

Blogue Recanto com Tempero

São Ribeiro disse...

Esse empadão parece-me bem apetitoso.
Boa semana

Ana Beatriz Martins disse...

Eu adoro empadão, mas o de bacalhau não é bem a minha cena!!

Novos posts: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt

Beijinhos ♥

Islene Teles disse...

Mary, que delícia!!!
Comeria agora mesmo. Beijos

Jéssica Paiva disse...

Amo receitas de bacalhau, são tão fáceis de preparar e ficam saborosas!
Vir ao teu blog e não babar é tarefa complicada :P
http://omundodajesse.blogspot.pt/

Inês disse...

Que belo bacalhau,adoro este tipo de receitas! :) Beijinhos
--
O diário da Inês | Facebook | Instagram

Natália Eleutério disse...

Ainda bem que juntaste o útil ao agradável, resultou muito bem, bjinho

Luisa Reginatto disse...

Bem bacana esse desafio da caixa mistério. O empadão me parece delicioso!
www.lagrimasdediamante.com.br

Paloma Viricio disse...

Aiii que delícia de empadao! Hum...fiquei salivando aqui. kkkk Quero para ontem!
Beijos,
Monólogo de Julieta

fimere disse...

délicieux plat
bonne soirée

Um Até já,....

Olá  meus   queridos  ♥    Por diversos motivos, irei estar ausente quer aqui no blog, quer nas redes sociais!! Tenho recebido muitas mensa...