29 de abril de 2011

" A Minha Cozinha, A Minha Receita " - Florzinhas de Maçã e Canela,.....

Bom dia a todos! Tudo bem com vocês? Espero bem que sim!!

As férias estão a acabar,.....e com muita pena minha, vem o regresso ao trabalho e ao stress,....mas a vida é mesmo assim!!

Pois bem, eu estava bastante indecisa, se haveria de aceitar o desafio da Mariana (Na Cozinha da Mariana) ou não! Isto porque, sou bastante reservada, quer com o meu espaço, quer com a minha família. Não critico porém, nem condeno, quem o não é,...e que mostra os filhos, a casa e tudo o resto. Mas nestas coisas da net, ando sempre com um pé a trás. Pois nunca sabemos, quem nos lê, quem visita o nosso cantinho,.....mas,.....depois de muito ponderar, lá tomei a decisão,...e porque tenho muita estima e consideração pela Mariana, pela grande mulher que ela é,....acho que lhe devia dar um certo crédito e homenagear assim desta forma a cozinha dela, o trabalho dela e o aniversário do seu blog!!

Abro assim, desta forma, o meu "Refúgio Culinário", onde diariamente saem as mais diversas experiências, A MINHA COZINHA!!!

Uma cozinha simples, moderna e funcional, foi a que nós escolhemos!
Com móveis de madeira lacada branca, para facilitar nas limpezas, no que diz respeito à gordura dos cozinhados!!






















Aqui temos uma parte do balcão, onde está a nossa máquina de café (foi a nossa prenda de Natal para nós, a nossa Delta Q), a MFP (que de momento se encontra em reparação) e a FC (Fussion Cook) em cima do fogão!






















Durante a semana, a mesa encontra-se sempre com esta toalha de plástico (comprei no de borla, para facilitar uma vez mais na limpeza e para não ter tantas tolhas a lavar e a passar a ferro) e ao centro o cestinho de pão.



















Ao fim de semana, coloco um paninho bonito (de morangos, claro está) e a minha galinha, oferecida pela minha mamã!







































Depois temos o nosso micro-ondas, onde estão sempre livros, ou receitas para posteriormente experimentar!!





































Mesmo ao lado, o nosso frigorifico, com o calendário (para saber a quantas andamos) e os descontos/promoções, que posso utilizar neste ou naquele artigo!!
























Por último, e para que possam aproveitar a sugestão (que vi no site da Mónica - A Dona de Casa Perfeita! Vi que a Mónica, reutilizou uma caixa de licor beirão e forrou com papel autocolante e colocou lá, as pastilhas da máquina de café. Fiz tal e qual, a foto e tudo, aqui a tonta, é que colocou a foto da chávena ao contrário, mas dá para entender, o que se pretendia. É uma boa sugestão,....e fica lindamente ao lado da máquina de café!!









































E pronto, et voilá,....é a minha humilde cozinha, espero que todos tenham gostado.



A receita de eleição, oferecida a todos os que me visitam:

* Florzinhas de Maçã e Canela *

Trago-vos uma receita de um bolo de maçã e canela (peço desculpa, mas já faço este bolo há anos e a receita dele anda comigo no meu livrinho de receitas, razão pela qual que não sei informar o autor da mesma), que converti nas minhas recentes aquisições! Comprei as formas de silicone de formato em flor, que tanto via em blogs. Comprei na loja Espaço Casa da Maia. Tem tudo para a casa e para nós mulheres, é o delírio total, cada ida à dita loja. Há várias lojas espalhadas pelo país, visitem o site e fiquem a conhecer um mundo verdadeiramente fascinante e que para qualquer mulher é difícil resistir e a não sair de lá de mãos a abanar!!!! As formas em formato de flor, ficaram por 3.25€ (dá para 6 queques) e por ser em silicone, mais prático se torna,....

Ingredientes:

5 Maçãs Grandes
2 Chávenas de Chã de Açúcar
3/4 de Chávena de Chã de Óleo
3 Ovos
2 Chávenas de Chã de Farinha de Trigo
1 Colher de Sopa de Fermento
1 Colher de Sopa de Canela em Pó
Açúcar e Canela em Pó para Polvilhar

Preparação:

Bater no liquidificador o açúcar, o óleo, os ovos e uma maçã picadinha.
À parte, peneirar a farinha de trigo, o fermento e juntar a mistura que foi batida no liquidificador. Picar as restantes maçãs e adicionar à mistura. Colocar em uma forma untada com farinha (eu coloquei em forminhas formato de flor, para queques).
Levar ao forno por aproximadamente 40 minutos.

Desenformar só depois de estarem frias e polvilhar se quizerem com açúcar ou canela em pó (eu não polvilhei)!!

Nota: Não encher demasiado as forminhas, pois o bolo cresce muito e pode transbordar fora!!

Aqui estão as florzinhas de maçã e canela,....



Esta receita dá para 15 queques +/-,...utilizei duas em formato flor (de 6 queques cada) e mais umas 3 individuais!



Para os lanches dos miúdos e graúdos porque não?? É uma verdadeira delícia!!



Bem, acho que foi o post mais comprido, que alguma vez fiz,lol,....mas foi por uma boa causa. Mariana bem haja a ti, pela excelente iniciativa,.....QUE GANHE O MELHOR, todas merecem!!

Beijinhos e bom fim-de-semana!!!

34 comentários:

Élia disse...

Tal como tu, tmb sou muito reservada e ponderei muito em participar, mas decidi que sim a Mariana merece.
A tua cozinha é muito funcional!!
BJS

Célia disse...

Eu também vou participar, só tenho de arranjar um tempinho para as fotos. A tua cozinha é um mimo, adorei, com tanta luz, a minha é um pouco escura. A receita é um miminho, adorei.

Mónica Silva disse...

Mary também não gosto muito destas coisas de passatempos mas realmente a Mariana mereçe.
Gostei muito da tua cozinha e as flores ficaram lindas.

Beijinhos

Helia Roberto disse...

Também partilho da tua preocupação, e por vezes pondero bastante por certas fotos pela net, mas a da minha cozinha também acho que vou por, ver se a consigo apanhar arrumadinha e tiro uma foto, hehe, é que com os meus filhos nada para no sitio!!!

Adorei a tua cozinha, com bastante luz, e a tua receita tb.


bjs

Papinha Doce disse...

Eu também gosto de preservar a minha privacidade, mas cada qual é como é... não podemos ser todos iguais.

Bjinhos
Maria José

Sérgio Gomes disse...

Gostei de conhecer a cozinha e adorei os bolinhos. Acho que estes desafios são sempre interessantes por dar a conhecer mais um pouco de nós.

Beijos.

Josy disse...

Mary, concordo com voce em alguns aspectos, hoje em dia devemos ter muito cuidado com o mundo da Internet, infelizmente assim como existem pessoas sérias e honestas como nós, existem tbém as más intencionadas. Adorei sua cozinha, branquinha como gosto, bem arejada e aconchegante. De muito bom gosto.Suas florzinhas lindas e apetitosas. Bom final de semana...bjos

Unknown disse...

Olá, vim te conhecer e gostei muito daqui.
Aparece lá nos meus cantinhos, ficarei muito feliz com sua visitinha!
www.viviass.blogspot.com
www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com
ah, não esqueça de participar dos sorteios...
tenha um ótimo final de semana, bjs

paty disse...

Obrigada Mary pelo comentário que me deixaste ontem lá no meu cantinho :))
Fizeste bem ter participado no passatempo da Mariana, é uma querida e merece!!!A tua cozinha é muito bonita e a tua receita uma delícia!
Beijinhos e bom fim de semana.

Unknown disse...

Que linda a sua cozinha, gostei muito porque é pequena e tem tudo o seu amor pela comida e tem tanta luz, parabéns! Otimas também estas florzinhas!!

Dulce Caldeira disse...

Olá Mary, também senti a mesma preocupação que tu, mas em consideração á nossa Mariana, decidi participar. Gostei da tua cozinha muito ampla e cheia de luz, a receita também está formidável.Beijocas e bom fim de semana.

A Paixão da Isa disse...

so tenho adizer parabens é linda beijinhos e bom fim de semana

Anónimo disse...

Mary, gostei da sua cozinha, é muito graciosa..Parabéns!
Bjs
Maria

Leninha Brandão disse...

Mary querida passei por aqui e amei o seu refúgio...já vou ser sua seguidora,apezar de não ser uma exímia culinarista como você...passe tbém lá nos meus cantos:
http://leninha-sonhoseencantos.blogspot.com
http://tudoaver-leninha.blogspot.com
http://dezleis-leninha.blogspot.com
Beijinhos,Leninha.

garlutti disse...

Que inmensidad de luz entra en tu cocina ..me gusta la gallina ..interesante desafio y buena receta ..bssss MARIMI

conceicao disse...

Bem giras as forminhas e a cozinha tb.
Bjs

Chefs.com disse...

Oi Mary!
Estou chegando aqui pela primeira vez e adorei conhecer sua cozinha, achei super aconchegante. O seu cantinho é uma delícia, por isso já estou seguindo...passa lá no atelier, e se gostar, me segue também...
Você mora na Venezuela, ou só nasceu lá?
Estou perguntando, pois faz um ano que os meus sogros estão morando em Caracas. Ano passado, nas férias de julho, fomos passear lá e gostamos muito da cicade...
Bj e bom fim de semana,
Marcela.

Chefs.com disse...

Esqueci de falar...as florzinhas de maçã ficaram maravilhosas!
Bj,
Marcela.

Hiperica di Lady Boheme disse...

Complimenti per la tua stupenda cucina e per la ricetta veramente deliziosa! Sei bravissima, un bacio e buon fine settimana

ameixa seca disse...

Gostei da toalha aos morango e da galinha. Pena essa não pôr ovos he he As flores de maçã também ficaram muito apetitosas!

Receitas para a Felicidade disse...

Olá Mary, deixa-me dizer que fiquei muito feliz com a tua participação e estou mesmo sem palavras por tantas terem aderido e isso agradeço do fundo do meu coração por o fazerem sobretudo pelo carinho e amizade que nos une a todas depois de andarmos aqui algum tempo e nos visitarmos diariamente.Quase que nos sentimos como uma pequena familia e sabe tão bem partilhar e sinceramente julgo que não tem mal nenhum, não estou a pedir para exporem a vossa familia ou intimidade apenas um cantinho da vossa cozinha e que ficaria ao vosso critério...
Bom mas voltando ao principal, obrigado por partilhares a tua cozinha linda , linda e as florzinhas de maçã e canela, deliciosamente apetitosas e agora resta-me escolher não a melhor porque isso seria impossivel, todas são boas, por isso será uma escolha feita pelo meu Martim pois eu achei ser só para mim uma tarefa bem dificil hehehe,

beijinhos e uma vez mais obrigado!!

Catarina Collins disse...

Mary,
Também sou muito reservada, e não sou muito de por fotos na net. A Mariana realmente merece pois e' muito querida : )

A tua cozinha e' muito bonita, e a receita que escolhes-te ficou perfeita.

Beijinhos

Rosita Vargas disse...

LINDA TU COCINA PEQUEÑA Y MUY PRECIOSA TUS DULCES DE CANELA ME LOS LLEVO PARA COMERLOS CON UN RICO CAFÉ DE GRANO,CARIÑOS Y ABRAZOS.

Salomé disse...

Que cocina tan grande y luminosa! Yo tambien me encuentro a gusto en la mía, es un 'refugio' como tu dices...

fimere disse...

'apprécie beaucoup ta cuisine!!!
bonne journée

Sandra Reis disse...

Mary
Vi seu blog no desafio da Mariana e fiquei curiosa em te conhecer. Virei sua seguidora. Adorei sua cozinha cheia de vida e amei sua receita (adoro canela!) já esrá notada.
Quanto à questão das ameaças vituais, depende do que é exposto, se não tiver maiores referências, acho que não há como alguém nos fazer mal. Pelo menos é o que eu acho...
Quando puder venha conhecer o meu cantinho
http://massalanovamente.blogspot.com/
beijos e tenha um ótimo fim de semana

Sandra Reis disse...

Mary
Vi seu blog no desafio da Mariana e fiquei curiosa em te conhecer. Virei sua seguidora. Adorei sua cozinha cheia de vida e amei sua receita (adoro canela!) já esrá notada.
Quanto à questão das ameaças vituais, depende do que é exposto, se não tiver maiores referências, acho que não há como alguém nos fazer mal. Pelo menos é o que eu acho...
Quando puder venha conhecer o meu cantinho
http://massalanovamente.blogspot.com/
beijos e tenha um ótimo fim de semana

Felismina disse...

Chegei aqui atraves do blog da nossa querida Mariana. Gostei da sua cozinha é branquinha como a minha e a receita deve ser uma delicia... Já agora convido-a a vir conhecer a minha e o meu cantinho, será muito vem recebida, desejo-lhe boa sorte,
beijinhos :)

Talita Cristina - Líder Receitas disse...

Também pensaria bastante antes de expor minha vida, em si, na net, massss ver as dos colegas é ótimo!rsrs
Amei a sua cozinha, Mary... Ah se eu tivesse o espaço que vc tem eu não sairia da cozinha!
Quanto às forzinhas, que graça, Mary, ficaram lindas e com certeza deliciosas, maçã com canela combinam muito bem!

Bjo, excelente final de semana
Talita Cristina

Susana Cunha disse...

Olá. A tua cozinha é muito bonita e acolhedora. E as florzinhas parecem muito boas.
Bjs

Anónimo disse...

As tuas florzinhas ficaram lindas :)

kika disse...

Tens uma optima cozinha!! e adoro a tua toalha!! bjks

Rose disse...

Amei a sua cozinha...a minha também é assim branquinha...fica tudo limpinho...rs
Parabéns pela receita to aqui imaginando o cheirinho de maçã e canela aiaiaiaiiai uma delicia.
Bjinhus e bom findi!!!

Luzia André disse...

Adorei conhecer seu blog me identifico com voce em varios pontos inclusive com relacao a preservar a imagem da familia e da casa, mas tbm ja postei fotos da familia. rsrsr
Depende do nosso momento
passo aqui pela primeira vez estarei sempre me beneficiando de suas saborosas receitinhas
passe em meu blog para receber um abraco fraternal.

Um Até já,....

Olá  meus   queridos  ♥    Por diversos motivos, irei estar ausente quer aqui no blog, quer nas redes sociais!! Tenho recebido muitas mensa...