22 de junho de 2017

♥ Bacalhau à Gomes de Sá - Fussion Cook ♥

Bom dia amigos do meu  

Tudo bem com vocês? Espero bem que sim 

Há comidas que ficam na nossa memória para sempre. Parece que até conseguimos sentir o seu cheiro e até mesmo o seu sabor,….

Em pequena a minha mãe fazia muitas vezes Bacalhau à Gomes de Sá. Fazia como ninguém e eu adorava chegar a casa da escola e quando ela dizia que o jantar era Bacalhau Gomes de Sá, ficava logo contente,….são momentos como este, que nunca se esquece e recordámos tão bem,….e com tanta saudade,....

Ontem e como vou sempre à hora de almoço a casa, retirei do congelador uma posta de bacalhau (que até era bem grande e generosa) e coloquei na FC (FussionCook) a cozer, com algumas batatas e uns ovos, apenas com água e um bocadinho de sal. Quando cheguei a casa ao final do dia, já estava o jantar em andamento praticamente,……

Ingredientes:

1 Posta de Bacalhau Grande
3 Batatas Grandes
3 Ovos
Sal q.b.
Azeitonas
Salsa – Aromáticas Vivas
Meia Cebola
1 Dente de Alho
Azeite q.b.

Preparação:

No final do dia, quando cheguei a casa, o bacalhau, as batatas e os ovos já estavam cozidos. Apenas desfiei o bacalhau grosseiramente (em lascas grandes), parti as batatas, descasquei os ovos e reservei-os. Passei a cuba por água e coloquei novamente na FC. Coloquei a cebola partida aos bocadinhos, o alho picado e reguei com azeite. Deixar a cebola cozer um bocadinho e ficar com uma cor douradinha (não muito). Acrescentar o bacalhau e as batatas partidas aos bocadinhos. Ir mexendo sempre para o fundo não torrar, se quiser poderá acrescentar mais um bocadinho de azeite. Programar uns 5 minutos, sempre com a tampa aberta, como se de um tacho/panela normal se tratasse.
Como a minha FC é um modelo mais antigo, tem por defeito o aquecimento de 15 minutos, ou seja, assim que se programa aquece em 15 minutos e só depois faz o programa que programamos, que neste caso foi de apenas 5 minutos. Que nem se quer chega a fazer na totalidade, pois enquanto ela está nos 15 minutos de aquecimento, eu aproveito e faço na mesma a receita. Assim que virmos que tanto a batata como o bacalhau tem aquela cor douradinha, está pronto e desligamos a FC.

Colocar tudo num pirex. Partir os ovos aos bocadinhos e colocar por cima, assim como a salsa e as azeitonas. Et voilá,….simples, fácil e muito bom,….foi o nosso jantar, repetimos e ainda sobrou para a marmita do maridão,….




Uma refeição, que recorda alguns momentos da minha infância,....




E cheira tão bem,....




Que bem que me soube,...




                              Tanto a filhota, como o maridão, adoraram,...




                                                             São servidos??





Façam e experimentem,...vou adorar, de certeza,....




Uma boa semana para todos,.....sejam felizes!!!

Beijinhos,.....


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes  J



https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

Beijinhos,.....



Agora também me podem seguir no instagram!

11 comentários:

cozinha100segredos disse...

Eu adoro! É um prato com tão poucos ingredientes mas muito saboroso! Beijinhos

Andréa Santana disse...

Olá, querida Mary!
Realmente tem receitas que ficam na nossa memórias e tem sabor de infância.
Gostei do teu bacalhau, um peixinho é bem vindo sempre!

Beijos ♥

O Pecado Mora Em Casa disse...

Uma receita muito apreciada cá em casa!
Adorei a sugestão, porque faz muito tempo que não faço este prato.
Beijinhos.

Marina disse...

Nossa que receita mara, a cara do prato é linda! E adorei a composição com o prato verde haha :)
Beijinhos, Marina
Estilo, Estilo Meu

O meu pensamento viaja disse...

Gosto imenso.
Beijinhos

Histórias e Aromas disse...

Hummm Gosto tanto!!
E com o calor que se faz sentir por aqui essa sugestão vinha de maravilha!!

Beijinho

piteis da dinha disse...

Oi Mary, bt!
Eu adoro bacalhau e um dos modos que eu mais gosto é justamente ele à Gomes Sá. Achei a sua receita perfeita!
Bjsss amiga e um ótimo FDS p/vcs

As Receitas da Mãe Galinha disse...

Dos pratos preferidos do meu pai. De vez em quando, quando vem almoçar cá a casa, pede-me para fazer :)
Beijinho e bom fim de semana!
http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

Virgínia Ferreira disse...

Ficou com um aspecto fenomenal, tenho mesmo de experimentar.
Beijinhos
http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

Isa Sá disse...

Já não me lembro de comer esse prato...confesso que nunca gostei muito!

Isabel Sá
Brilhos da Moda

Ana disse...

Gosto tanto, este é daqueles comeres que não se consegue parar de comer!
Bjs
Ana
http://www.receitasfaceisrapidasesaborosas.pt/

Um Até já,....

Olá  meus   queridos  ♥    Por diversos motivos, irei estar ausente quer aqui no blog, quer nas redes sociais!! Tenho recebido muitas mensa...