Bom dia amigos do meu ♥
Na passada, terça-feira, foi dia de Todos os Santos e em muitas zonas do país é chamado o Dia do Bolinho, ou o Pão de Deus.
E à semelhança, de anos anteriores, eu fiz algumas broinhas para nos deliciarmos,....
"O Pão por Deus é uma tradição antiga com raízes semelhante às do dia das Bruxas ou Halloween (dos países anglo-saxónicos), no qual as crianças batem às portas pedindo doces ou travessuras (trick or treat).
No dia 1 de Novembro, Dia de Todos-os-Santos em Portugal, as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos bandos para pedir o Pão por Deus de porta em porta.
A origem do Pão por Deus
As oferendas aos mortos são comuns em diversas culturas pagãs, incluíndo a Celta, cujos homens habitaram o território que hoje conhecemos português. Acredita-se que foi com base nessas tradições, que lembram e homenageiam aqueles que partiram, que nasceu a festa do Halloween pelo mundo, assumindo contornos curiosos de país para país.
O peditório do Pão por Deus no nosso país está também associada a essa tradição de oferenda aos defuntos e celebra-se no Dia de Todos os Santos, ou Dia dos Fieis Defuntos. O Dia de Todos os Santos era já chamado o Dia do Pão por Deus no seculo XV e nesse dia repartiam-se alimentos pelos mais pobres.
Este hábito ganhou força um ano após o grande terramoto de 1755 que destruiu completamente parte da capital e que aconteceu justamente no dia 1 de Novembro, Dia de Todos os Santos.
Nessa época, a fome e a miséria sentiam-se pela cidade e reforçou a necessidade de partilha de alimentos com os mais necessitados.
Em 1756, as pessoas percorreram assim as ruas de Lisboa, batendo às portas e pedindo qualquer esmola, mesmo que fosse apenas pão. Dado o desespero, as pessoas pediram “Pão, por Deus”.
Em troca muitos pedintes receberam pão, bolos, vinho e outros alimentos para honrar os seus mortos e pedir pela sua alma.
Esta tradição de partilha nesta data manteve-se ao logo dos tempo, até aos dias de hoje, não só em Lisboa mas por todo o país. Em alguns zonas são feitas broas dos santos, ou bolinhos para oferecer a quem pede – por isso, este dia também é conhecido como o “Dia do Bolinho“."
Desde que tenho o blog e que conheci esta tradição, que todos os anos por esta altura, faço sempre as famosas Broas dos Santos.
Não como forma de festejar ou celebrar, até porque onde resido (Porto) não é usual, mas sabe tão bem estas broas e são tão fáceis de fazer,.....que torna-se a desculpa ideal para ligar o forno e fazer estas broinhas, não concordam comigo?
Vamos à Receita 👇
Ingredientes:
100 ml. de Mel
100 ml. de Azeite
2 Ovos
150 gr. de Açúcar
500 gr. de Farinha de Trigo
1 Saqueta de Fermento em pó
1 Colher de Sopa de Canela
1 Colher de Sopa de Erva Doce
Mix de Frutos Seco
1 Ovo Batido para Pincelar (desta vez, não coloquei)
Preparação:
Mistura-se o mel e o azeite e leva-se a aquecer.
Fi-lo no microondas 1 minuto na temperatura máxima.
Bate-se bem os ovos e o açúcar.
Junta-se o azeite e o mel.
Adiciona-se então a farinha, o fermento, a canela e a erva doce.
Mistura-se bem.
Adiciona-se as amêndoas e/ou as avelãs e envolve-se.
Formam-se bolinhas do tamanho de uma noz que se dispõe num tabuleiro polvilhado com farinha ou com base de silicone. Pincelam-se com o ovo batido [não pincelei desta vez] , eu gosto de lhes fazer um corte em forma de cruz com uma tesoura e no topo colocar um pouco de açúcar. Leva-se ao forno até dourarem a gosto.
** Fiz esta receita na MFP, não esquecendo da regra, 1º os líquidos e depois os sólidos e seleccionar o programa Massa. Na minha MFP são 15 minutos, em que a massa ficou excelente para moldar.
*** Uma dica que partilho com vocês, para que as Broas não fiquem duras, é a seguinte, quando tirarem do forno o tabuleiro com as broas, coloquem-no, em cima da mesa e depois coloquem um pano em cima das broas, pois desta forma, elas ficam mais moles!
Ficaram uma maravilha,...
São servidos?
6 comentários:
O aspeto é delicioso. Deixou-me a salivar de gulosice.
.
Cumprimentos cordiais e poéticos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Não costumo fazer, mas adoro :) Beijinhos
Blogue recanto c/tempero
Boa tarde. Obrigado pela visita e carinho. Bom final de semana com muita paz e saúde.
A receita parece ser deliciosa. Obrigado pela maravilhosa dica.
Obrigado pela visita e carinho.
Não conhecia, mas vou levar a receita para experimentar!
Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube
Gracias por la receta, te mando un beso. Enamorada de las letras
Enviar um comentário