8 de junho de 2016

♥ 1ª Comunhão da Inês Sofia - Bolo Massa de Pão-de-ló, Recheado com Chantily e Creme Russo e Bolo de Chocolate e Convites vs Lembranças - Comunhão ♥

Bom dia amigos do meu

Hoje trago-vos um post especial, que queria partilhar com vocês!!

No passado Domingo, mais concretamente no dia 29 de Maio, a minha Inês fez a 1ª comunhão. Para muitas pessoas, é muito provável, que esta celebração não tenha qualquer significado, mas para nós tem e muito. Sou cristã, católica praticante e acredito em Jesus. Acredito e tenho fé,….e esta celebração foi muito importante, tanto para nós como para a Inês. Pois ela ia receber, pela primeira vez o corpo e sangue de Cristo, sob a forma de pão e vinho, ou seja, a hóstia.

Andávamos todos ansiosos e nervosos. Havia coisas a comprar, a preparar e sobretudo ideias que tínhamos e que queríamos colocar em prática.

Em Abril, um mês antes à comunhão, fiz uns convites vs lembrança, que inclusive, partilhei com vocês um vídeo, no facebook que podem ver aqui. Algo feito com muito amor e carinho, por mim e pela Inês, para oferecer aos convidados. Ficaram, uns convites, mesmo giros e a família adorou,….uma coisa diferente, simples e elegante,…..



Comprei umas caixas em madeira, numa loja de venda de artigos de artesanato. Pintei as caixas, com um tom de madeira mais escuro,...comprei também uns cálices em madeira e colei em cima de cada caixa,...



Fiz no word, uns balões todos unidos, para fazer o género de acordeão,...onde escrevi um texto alusivo à comunhão, com a data, hora, e local da mesma,....




No 1º balão, coloquei uma foto da Inês e uma flor em felpo colada, com uma fitinha, para as pessoas poderem puxar,...e sair o texto em acordeão,...o último balão, estava colado no fundo caixa,....


Comprei uma caneta própria, para escrever na madeira (nas caixinhas) 1ª Comunhão da Inês Sofia,....




Ficaram, uns convites/lembrança, mesmo giros,....e diferentes,....




Tanto as caixas de madeira, como a caneta, e as hóstias em madeira, comprei numa loja aqui perto, podem visitar a página aqui. Tem artigos lindíssimos e as pessoas dão dicas e principalmente, ajudam-nos bastantes.


Mas, para além da celebração em si, que é a comunhão, queríamos que a Inês, este dia, estivesse rodeada da família, para poder dividir este momento com todos. Inicialmente, colocamos a hipótese de fazer um almoço em casa. Mas depois pensamos, será que iríamos usufruir do momento? Ainda por cima no dia seguinte, era dia de trabalho, ia ficar com a casa toda por arrumar,…então escolhemos um restaurante que fosse bom e barato (e sim,…ainda há restaurantes bons, baratos e com funcionários 5*, sempre prontos a ajudar). O gerente foi muito simpático e super atencioso. Na ementa tinha todo o tipo de entradas (desde rissóis, croquetes, pataniscas, bolinhos de bacalhau, melão com presunto, bôla de carne, azeitonas e pão, depois havia duas sopas à escolha (canja ou creme de legumes) e quanto aos pratos, haviam também dois (carne e peixe), para todos poderem provar, tanto carne, como peixe. As bebidas eram à descrição e quanto à sobremesa, ficou decidido que não havia sobremesas à escolha, pois eu ia fazer o bolo da comunhão. E não houve qualquer impedimento pelo restaurante, pelo contrário 

Finalmente o dia chegou!! A Inês estava nervosa (sim,…e eu também), pois tinha chegado o dia! Acordou cedo (ainda fomos ao cabeleireiro), vestiu-se e,….ESTAVA LINDAAAAAAAAAAAAA a nossa menina. O vestido ficou perfeito e o penteado, deu-lhe um ar encantador  ela estava mesmo feliz,….


A celebração foi linda (apesar dos nervos) e passou super rápido. Tiraram-se as fotografias da praxe e seguimos todos para o restaurante. A mesa estava linda e conseguimos desfrutar ao máximo, coisa que tivéssemos feito em casa,….não seria possível. No final, a pessoa que nos estava a servir, trouxe o bolo,……feito por mim!! Estava muito, mas muito simples,….mas, o mais importante, ao gosto da Inês  deixo-vos a receita 

Obs: Fiz dois bolos: um de massa de pão-de-ló e em cima coloquei, outro bolo, mas feito de chocolate, inclusive a receita já vos amostrei aqui, numa forma em livro, para poder dar o formato do bolo de comunhão que vos apresento.

Ingredientes para o bolo:

12 Ovos (de preferência caseiros)
330g de açúcar
230g de farinha (de preferência branca de neve, mas pode ser outra )
1 pitada de sal
1 Pacote de Creme Russo (compro na feira, como partilhei com vocês aqui)
2 Pacote de Chantilly (compro na feira, como partilhei com vocês aqui)
1 Copo de Sumo Laranja

Preparação:

Numa bacia colocar 6 ovos inteiros + 6 gemas (as claras congelei) e 1 pitada de sal (pouco e sem exageros) e o açúcar.
Bater com a batedeira 20 a 30 minutos (aqui está o segredo, tem que ser mesmo com a batedeira, em movimentos circulares e sem parar e tem que ser mesmo este tempo, o ideal é 30 minutos mesmo).
De seguida colocar a farinha peneirada e envolver a farinha com a colher de pau. Coloquei na forma rectangular e levei ao forno a 180º até 40 / 50 minutos. 

Quando estiver pronto desenformar e deixar arrefecer. Parti metade do bolo a meio, pincelei ambas as partes com o sumo e recheei com chantilly. Depois coloquei a outra metade do bolo e cobri também com chantily. 
Entretanto o bolo de chocolate, também já estava pronto e frio. Coloquei por cima, do bolo de massa de pão-de-ló e decorei com creme russo. 


O bolo de chocolate, fiz na forma da A Metalurgica, que podem adquirir aqui




As letras fiz com chantily e groselha. Coloquei  ainda um cálice com a hóstia, as espigas e um anjinho. Ficou um bolo bem simples, mas aos nossos gostos. Estava super fofinho e muito bom.

                   
    E assim ficou este bolo para a comunhão da minha Inês,...









Simples,.....






    Bonito,....




E muito bom,...






   Tinha-me esquecido de colocar: 1ª ao lado da palavra comunhão,...






   Mas ainda fui a tempo de corrigir,...








  Depois de pronto, estava um bolo de comunhão mesmo bonito,...






    E é claro que os adereços ( o cálice com a hóstia, as espigas e o anjinho) ajudaram bastante,...






    E deu outro ser ao bolo,...





   
 Aqui, já no restaurante, pronto a partir e a festejar,...





Todos elogiaram,.....






    Uma das fatias,...prontas a ser saboreadas!!!






    E assim se passou a comunhão da minha Inês,...




Espero que tenham gostado,.....

Beijinhos e continuação de uma boa semana!!

Agora também me podem seguir no instagram!


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes  



   

16 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Muitos parabéns! Ficou tudo muito giro e demonstra o amor que tens ao fazer as coisas!

cozinha100segredos disse...

Oh, adorei ler, Mary! Estes ocasiões são sempre tão especiais, por mim falo! Eu adorei as caixinhas e vou guardar a ideia para quando chegar a vez do meu filho! Tenho 3 festas dessas para fazer e todas as ideias são bem vindas para não fazer tudo igual senão perde a graça! Achei esses convites mesmo originais! E acho que fizeste bem ir a um restaurante! O batizado do meu primeiro filho foi feito em casa, tinha cá familiares do estrangeiro que ajudaram a fazer as comidas mas é sempre uma correria e uma canseira! Depois o batizado do meu segundo filho resolvi fazer num restaurante para perceber as diferenças. Foi muito mais descansado, só tive de tratar do bolo e das sobremesas e também da decoração. Tinha imensa comida e boa e no fim não tive de me preocupar com louça suja nem com limpezas! Usufruí muito mais do momento! Já para o batizado da miuda não pensei duas vezes e fui fazer no mesmo restaurante! É certo que sai sempre mais caro do que fazer em casa mas também trata-se de ocasiões especiais que não acontecem todos os dias e a vida também deve ser aproveitada! Já me esquecia, fizeste um excelente trabalho com o bolo, está lindo! Beijinhos

As Receitas da Mãe Galinha disse...

Parabéns! A minha Inês também foi batizada no mês passado. É muito cansativo mas por eles vale a pena :) O bolinho ficou lindo!
Beijinho
http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

A Paixão da Isa disse...

Parabens tudo mt bonito o post esta mt lindo as fotos falam por elas bravo bjs

Andréa Santana disse...

Mary minha querida,
Eu também sou cristã católica e não vivo sem Jesus Cristo o nosso salvador!
A 1° comunhão é muito importante, é uma celebração marcante me nossa vida,
receber o Corpo de Cristo é gratificante demais!
Parabéns para tua Inês e ao pais pelo grande incentivo!
As lembrancinhas e o bolo ficaram lindos, parabéns!

Beijinhos no seu ♥

Carla Ramalho disse...

Parabéns, o bolo está lindo e vê-se mesmo o cuidado que tiveste com tudo, é uma data memorável :)
Beijinhos ...
Guloso qb



Ana Alves disse...

Muitos parabéns e obrigada pela partilha. Uma deliciosa e doce sugestão. Parabéns esta lindo. Beijinhos.

Cozinha da Anita disse...

Muitos parabéns está fantabulástico, adorei o bolo, as lembranças tudo, vê-se que fizeste com muito amor e carinho. Parabéns

Hilda's Bordados disse...

⊱✿.*☆*.¸✽ ¸.*♡*.✿⊰✽⊱✿.*☆*.¸✽¸.*♡*.✿⊰✽ ⊱✿.*☆*.¸✽¸.*♡*.✿⊰
Vim bordar um recadinho parabenizando você pelo seu blog e desejando você e sua família um ótimo término de semana!
Amei o formato do bolo, super criativo!!!! Bem sábio!!!Parabéns!
Também convido você a ver o novo vídeo no meu canal e visitar as minhas outras redes sociais:
Youtube:https://youtu.be/z35R1TGr1us
Twitter: https://twitter.com/HildasBordados
Facebook: https://www.facebook.com/HildasBordados
Beijos no ♥
⊱✿.*☆*.¸✽ ¸.*♡*.✿⊰✽⊱✿.*☆*.¸✽¸.*♡*.✿⊰✽ ⊱✿.*☆*.¸✽¸.*♡*.✿⊰

Tânia Tiago disse...

Parabéns.
Ficou muito giro Mary :)
Beijinhos

http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

therasiathecook disse...

Não há nada como um bolo caseiro feito pela nossa mãe, esse vai de certeza ficar na memória dela para sempre, esse creme russo deixou-me mega curiosa gostava de saber a receita, uma vez tentei encontrar pois uma colega pasteleira do norte falou-me dele mas não sei se a receita que tenho é como o dela... :D

Avelã disse...

É normal que seja uma data importante, e aposto que ela terá memórias muito boas desta! Os convites ficaram com um toque personalizado fantástico, além de, claro, estarem lindos. O bolinho parece-me delicioso :D

fimere disse...

il est superbe bravo
bonne soirée

Rosita Vargas disse...

Genial bolos con motivos religiosos son maravilloso,abrazos y saludos

Catarina H. disse...

Parabéns pela 1ª Comunhão da princesa. E que bela festa deve ter sido, só o cuidado que puseste em tudo, pelo trabalho e o amor, vale mais do que qualquer coisa comprada feita e despersonalizada.
Beijinhos

Ana e Carla disse...

adorei as lembranças e o bolo tem um aspeto delicioso :)
bjs
Carla

Um Até já,....

Olá  meus   queridos  ♥    Por diversos motivos, irei estar ausente quer aqui no blog, quer nas redes sociais!! Tenho recebido muitas mensa...