11 de abril de 2019

♥ Pão-de-Ló de Ovar, em Forma de Barro ♥

Bom dia meus amores ♥ 

Tudo bem com vocês? Espero bem que sim!! 

E quem passou por cá, reparou que no post anterior, tinha comentado convosco, que iria colocar, receitas/experiências culinárias para a Páscoa, visto que ela está quase a chegar.

Por isso, quero testar algumas receitas guardadas, para poder escolher as minhas eleitas, para estarem na minha mesa da Páscoa!

Uma das receitas que guardei, já há algum tempo, para testar, foi esta de pão-de-ló de Ovar, receita da nossa querida Olivia Fagundes Rocha, que dispensa apresentações!

Já tenho aqui no blog, uma receita parecida ao famoso pão-de-ló de Ovar, no entanto, como recebi a forma de barro, deste pão-de-ló, aquando a minha mais recente parceria, Feira da Loiça, foi a desculpa ideal, para poder experimentar esta forma de barro e esta receita, evidentemente.




Ingredientes:

11 Gemas
3 Ovos Inteiros
1 Pitada de Sal Fino
200g de Açúcar
100g de Farinha de Trigo sem Fermento
Papel para Forrar a Forma

Pré-aquecer o forno a 185ºC. Numa taça juntar os ovos e as gemas.
Começar a bater com a batedeira e juntar o açúcar e o sal lentamente durante mais ou menos 15 minutos.
Adicionar lentamente a farinha, mexendo à mão, de forma a envolver lentamente a farinha nos ovos batidos. Forrar a forma com manteiga, papel e novamente manteiga [não usei manteiga]. Colocar a massa e deixar cozer por 45 minutos. Retirar no fim e deixar arrefecer durante 15 minutos dentro da forma de barro [ter atenção ao tempo, para não se perder o interior mais cremoso - o designado "pito"].
A massa sai do forno numa forma semi-líquida e acaba de cozer dentro do próprio barro. Atenção que funciona com formas de diferentes materiais.

Obs.: Receita transcrita, tal e qual o autor colocou no seu blog aqui.


Aqui a forma de barro, forrada com papel almaço,...


Aqui com a massa pronta, antes de ir para o forno,...


Fica completamente irresistível,...



Bem guloso,...


Provado e aprovado,...


Fica tão bom, mas tão bom,....que é impossível resistir!


Uma receita fantástica e que será sem dúvida, presença obrigatória na mesa da Páscoa,...


A forma de barro usada, é da Feira da Louça e podem adquirir aqui!


Espero que tenham gostado,....


Beijinhos,.....

Agora também me podem seguir no instagram!


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes  


16 comentários:

O Pecado Mora Em Casa disse...

Tenho de experimentar um dia destes, tem muito bom aspecto!!!
Adoro, beijinhos.
http://www.opecadomoraemcasa.pt/

Joana disse...

Adoro pão de ló :)
Que lindo que ficou o teu :)
E assim mais tradicional o torna.
Um beijinho

mysupersweettwenty disse...

ADOOOOORO pão-de-ló de Ovar :)

HÁ GIVEAWAY DE ANIVERSÁRIO! Participa no canal e no blog

Prata da casa disse...

Ficou lindo nesta forma e deve ser uma delícia!
Bjn
Márcia

Prata da casa disse...

Ficou lindo nesta forma e deve ser delicioso!
Bjn
Márcia

Júlia Evelyn disse...

Tenho tido meus momentos de chefinha de cozinha também, rs.

juliamodelodemodelo.blogspot.com

A Paixão da Isa disse...

Deve ser mt bom bjs

Larissa Santos disse...

Dos que mais gosto :))

Hoje:-"A carta" - a esperança é a minha única salvação. {Poetizando e Encantado}

Bjos
Votos de uma óptima Sexta - Feira.

Mrs. Margot disse...

Ai meu deus a fome com que eu fiquei agora... eu adoro esse pão de ló ❤️

MRS. MARGOT

Carla Ramalho disse...

Cá em casa também já estamos a testar receitas para a mesa da páscoa e este pão de ló deu-me já vontade de provar ^_^

Virgínia Ferreira disse...

Amo, que delícia.
Beijinhos
https://virginiaferreira91.blogspot.com/

Hassan disse...

Great Blog!
Regards.
couponsvolcano.com
codeswodes.com
Mallofdiscount.com

Magda Carvalho disse...

tenho de experimentar fazer um
Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

Dizinha na Cozinha disse...

Adoro este pão de ló, que delicia!
Parabéns pela receita :)

Mariazita disse...

Que a alegria da Páscoa invada os nossos corações irradiando LUZ para iluminar e fazer brilhar o mundo em que vivemos, enchendo-o de Saúde, Paz e Amor.
Lembremos os que não podem estar à nossa mesa, mas estão, SEMPRE, nos nossos corações.
Feliz Páscoa!

Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

Anas Khan disse...

Looks delicious!
Regards.
Codesarrival.com
Dealswithin.com
Promosinn.com

Um Até já,....

Olá  meus   queridos  ♥    Por diversos motivos, irei estar ausente quer aqui no blog, quer nas redes sociais!! Tenho recebido muitas mensa...