28 de outubro de 2016

♥ Broas de Mel e Azeite com Canela e Erva Doce - MFP ♥

Bom dia meus amores 

Tudo bem com vocês? Espero bem que sim 

Com a chegada do Outono, a vontade de ligar o forno é uma constante!

Então nesta altura, nem se fala: quer seja para assar umas castanhas, para fazer um assado, um simples bolo, ou então, para fazer as tradicionais broas dos Santos!

Embora, na zona que eu resido, não seja habitual fazerem estas broinhas, o certo é que desde que descobri e fiz estas broinhas pela primeira vez (que cá em casa ficamos fãs) repito todos os anos!

Aqui no blog, já tenho duas receitas de broas dos santos, que podem consultar aqui e aqui. Este ano, decidi fazer novamente estas broinhas, mas uma receita diferente. Adoro o aroma que fica na cozinha e que vai invadindo a casa,...e o sabor, hum hum,…é tão bom,…

Assim que vi esta receita, no blog da Luísa aqui, tomei logo nota para fazer!

Ficaram mesmo fantásticas e será uma receita para repetir mais vezes sem dúvida,…



Ingredientes:

| 100 ml. de Mel
| 100 ml. de Azeite
| 2 Ovos
| 150 gr. de Açúcar
| 500 gr. de Farinha de Trigo
| 1 colher [de sobremesa] de Fermento
| 1 colher [de sopa] de Canela
| 1 colher [de sopa] de Erva doce
| Nozes
| Sultanas
| 1 Ovo Batido para Pincelar

Preparação By Bimby:
Mistura-se o mel e o azeite e leva-se a aquecer.
Fi-lo no microondas 1 minuto na temperatura máxima.
No copo da Bimby coloca-se os ovos e o açúcar.
Programa-se 1 min., vel. 4.
Com a máquina a trabalhar na velocidade 1, junta-se pelo bucal o azeite e o mel.
Tapa-se com o copinho e aumenta-se para a vel. 4, 15 seg.
Adiciona-se então a farinha, o fermento, a canela e a erva doce.
Programa-se 15 seg., vel. 5.
Junta-se então as nozes e sultanas e programa-se 2 min., vel. espiga.
Formam-se bolinhas do tamanho de uma noz que se dispõe num tabuleiro polvilhado com farinha.
Pincelam-se com o ovo batido, eu gosto de lhes fazer um corte em forma de cruz com uma tesoura e no topo colocar um pouco de açúcar.
Leva-se ao forno até dourarem a gosto.


Obs: Receita transcrita, tal e qual a autora fez! 
Eu apenas fiz na MFP, colocando na cuba, 1º os líquidos e depois os sólidos. Programei programa massa. Quando acabou o tempo, fiz bolinhas, fiz um corte em forma de cruz com uma tesoura e coloquei açúcar em cima. Pincelei com um ovo batido e coloquei num tabuleiro. Foi ao forno pré-aquecido a 180º durante uns 35 minutos,...esta receita deu-me para 35 broinhas!!



Ficaram tão boas,....que vou ter que fazer mais algumas,...





A massa surpreendeu-me, pois é super fácil de manusear para fazer as                                                       bolinhas,...




             Não me canso de dizer, que o aroma que fica na cozinha é 
                                                 mesmo maravilhoso...





       Obrigada Luísa, pela partilha da receita,...estas broas são mesmo                                                          viciantes!




                                                  São servidos?




Espero que tenham gostado,...beijinhos,.....

Agora também me podem seguir no instagram!


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes  



25 de outubro de 2016

♥ Marmelada ♥

Bom dia amigos do meu  

Hoje chego-vos com mais um desafio proposto pelo grupo Cantinho das Cozinheiras,…Cozinhar Com,…e este mês, o blog escolhido foi da Marta Alves, Brincadeiras na Cozinha, que podem visitar aqui. É um blog, que comecei a seguir recentemente e que nos brinda sempre, com receitas deliciosas 

Assim que fui ao blog, para escolher a receita para o desafio deste mês, encontrei logo a tal. Todas as receitas dão água na boca, mas como estamos no Outono e como o Marmelo é a fruta da época,...decidi experimentar mais uma vez a receita da marmelada! 

Já tenho algumas receitas de marmelada, que partilhei com vocês aqui, aqui e aqui, mas tenho visto em blogs amigos, a marmelada mais vermelhinha e como ainda não tinha conseguido chegar a essa cor, decidi, experimentar mais uma vez, com uma receita diferente!! E parece que esta receita não me desiludiu,....

Ingredientes:

800g marmelo c/casca s/caroços, cortados em pedaços pequenos
800g açúcar
1 limão descascado s/ parte branca e s/caroços

Preparação By Bimby (conforme a autora escreveu):

Coloque no copo o marmelo, o açúcar e o limão e triture 40seg. vel.9
Baixe com a ajuda da espátula o que ficou na parede do copo.
De seguida programe 35min. 120ºC, vel.2
De seguida triture 30seg.vel.5-7, aumentando progressivamente a velocidade.
Distribua por taças e deixe arrefecer. Corte rodelas de papel vegetal com o mesmo diâmetro das taças. Cubra-as com o papel e guarde num local seco.

Preparação na panela de pressão -  FC (FussionCook), como eu fiz, pois não tenho bimby:

Colocar os marmelos cortados, na cuba. Deitar a mesma quantidade em açúcar. Colocar a casca de 1 limão, apenas a parte branca.
Fechei a tampa e programei, 40 minutos Manual. Assim que acabou o tempo, retirei a casca de limão e passei a varinha mágica. Depois coloquei mais uns 10 minutos a cozer na FC. Distribuí pelas taças e deixei a arrefecer.



Parece que foi desta que acertei na cor da marmelada,...




Ficou bem vermelhinha,...





E a minha cozinha, ficou bem aromática,...




Esta quantidade de marmelos, deu-me para 3 tacinhas,...




Marta obrigada pela receita,...




Agora que finalmente encontrei a receita perfeita,...vou estar atenta às promoções dos marmelos,...





Receita a repetir certamente,...




Esta tacinha de marmelada é para vocês,...




                        Desafio aceite e superado,...até o próximo desafio!!




Marta Alves - Brincadeiras na Cozinha


Espero que tenham gostado,...



Beijinhos,.....

Agora também me podem seguir no instagram!


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes  




20 de outubro de 2016

♥ Bolo de Limão e Sementes Chia - Chef Panda ♥

Bom dia meu amores 

Tudo bem com vocês? Espero bem que sim 

Quando recebi as sementes Chia e Cânhamo, relativamente à minha parceria, que partilhei com vocês aqui, fiquei contente por um lado, mas por outro, interroguei-me em qual receita iria usar estas sementes. Em 1º lugar eram sementes que nunca tinha utilizado e em 2º lugar tinha algum receio em utilizar a chia. Já ouvi muitos relatos, em que estas sementes não se podem usar sem serem hidratadas, inclusivê na escola onde anda a minha Inês, ouvi falar, que um pessoa tinha morrido, devido à utilização da chia, pois a semente rebentou, por assim dizer no estômago! 

Evidentemente, que depois de ouvir estes comentários, ficamos com medo,  renitentes e sem saber o que fazer. Mas antes de utilizar esta semente, fui à internet pesquisar  e inclusivê no próprio site do Chef Panda (que podem visitar aqui), podemos ficar a conhecer um pouco melhor a sua origem e para que serve esta e outras sementes!!

Fiquei a saber que:

"Há vários benefícios associados às sementes de chia, que se prendem maioritariamente com a nossa saúde. Para além de ser um alimento que é uma excelente ajuda para perder peso, ajuda a controlar e prevenir algumas doenças como a diabetes. O ChefPanda destaca três benefícios das sementes de chia:
  • Ajuda a emagracer
As sementes de chia emagrecem porque aumentam significamente o seu grau de saciedade. Segundo um estudo do  Jornal Europeu de Nutrição Clínica, pessoas que ingeriram sementes de chia apresentaram um apetite menor do que consumidores que não consumiram este alimento.

  • Mantém a boa forma física
A chia ajuda a manter a barriga lisa porque ajuda a regular o trânsito intestinal. Por outro lado, possui várias vitaminas que apresentam muitos aspectos positivos:
  1. Vitamina B2, é ótima para a saúde das unhas, pele e cabelos.
  2. Vitamina A, que reduz o aparecimento de acne e atrasa a desidratação da pele.



  • Previne doenças


As sementes de chia são uma excelente escolha, se está atualmente à procura de alimentos que ajudem a manter um bom estado de saúde. Porquê? As sementes de chia contêm:


  • Ómega 3, que diminui a probabilidade do aparecimento de doenças cardiovasculares uma vez que regula a pressão dos vasos sanguíneos e reduz a probabilidade de formação de coágulos sanguíneos.
  • Fibras que são uma excelente ajuda na prevenção da diabetes tipo 2. "

Depois de muito pesquisa e estudo, fiquei com mais vontade de experimentar e sem qualquer receio! E depois de consultar, muitas receitas, decidi em 1º lugar, fazer este delicioso bolo, irão seguir-se as bolachas e os iogurtes, mas essas receitas, irão ficar, para outros posts,...

Assim que vi esta receita aqui, não deixei de experimentar, pois costumam dizer e é verdade: "os olhos comem em primeiro lugar" e isso é verdade!!

Ingredientes:
  •                                  ¾ xícara de manteiga em temperatura ambiente
                                     1 xícara de açúcar
                                    2 colheres  (sopa) de sementes de chia
                                    3 ovos inteiros
                                     100g de iogurte natural
                                     2 xícaras de farinha de trigo
                                    raspas de 2 limões
                                     2 colheres (sopa) de suco de limão coado
                                    1 colher (sopa) de fermento em pó

Preparação:
Misture a farinha com as sementes de chia, o fermento e reserve.
Numa batedeira, bata a manteiga com o açúcar. Acrescente os ovos e o iogurte. Em velocidade mais reduzida, adicione os ingredientes (pós) reservados. Por último, coloque o suco e as raspas de limão.
Acomode numa assadeira untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno médio 180C por 30 minutos, ou até que esteja dourado e assado. Espete um palito de madeira no centro da assadeira para verificar isso.
Enquanto assa, faça a calda rala com 1 xícara de açúcar, ½ xícara de suco de limão coado e 1 ½ xícara de água. Ferva por 10 minutos, desligue o fogo e deixe amornar para empregar.
Retire o bolo do forno e, ainda quente, jogue por cima a calda. Se gostar, polvilhe coco ralado por cima.
Se desejar, pode substituir a chia por sementes de papoila.

O bolo fica bastante aromático,....




Obs: A receita transcrevi, tal e qual está no blog da autora, que podem ver aqui. A única alteração que fiz, foi não colocar a calda, apenas coloquei açúcar em pó, por cima do bolo. Não deixem de experimentar 


Utilizei uma forma da A Metalurgica, podem adquirir aqui,....



                E as sementes de Chia dão um sabor muito bom,....




Se repararem na foto, parece que o bolo rachou ao meio! Mas na verdade, eu ia cortar o bolo, em fatias para colocar num tuperware, para ser mais fácil de irmos comendo,....e quando me lembrei, ainda nem tinha tirado nenhuma foto! Só comigo,...lol,...





Visualmente, ao fatiar o bolo, fica mesmo encantador,....encontrar as                                           sementes de Chia,...



Gostei imenso da experiência e fiquei a gostar das sementes Chia,....obrigada Chef Panda pela oferta

Espero que tenham gostado,...beijinhos,.....

Agora também me podem seguir no instagram!


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes  






17 de outubro de 2016

♥ Bolachas Húngaras ♥

Bom dia meu amores 

Tudo bem com vocês? Espero bem que sim 

Quando o meu marido não está em casa, tento com a minha Inês fazer algo diferente. Normalmente, vamos as duas para a cozinha e fazemos ou um bolo ou bolachas. 
Assim, passamos a tarde, bem animadas e atarefadas. Ela gosta de ajudar e não tem medo de colocar as mãos na massa!

Já há algum tempo, que ela me pedia para fazer bolachas húngaras, inclusivê, partilhei com vocês aqui, uma receita que fiz, mas de um preparado que comprei na altura e até ficaram muito boas. Mas em pesquisa pela net, dei de caras, com esta receita do blog da nossa amiga Sandra e decidi experimentar!!




Ingredientes:
  •               300 gramas de farinha sem fermento
    ·           60 gramas de custard powder
    ·            100 gramas de açúcar
    ·              150 gramas de manteiga sem sal amolecida
    ·                2 gemas de ovo
    ·               20 ml de leite
    ·                1 colher de chá de aroma de baunilha 
    ·                1 gema dissolvida num pouco de leite para pincelar
    ·                  chocolate de culinária derretido para cobrir as bolachas 

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180ºC. 

Forrar dois tabuleiros com papel vegetal, reservar. 

Na tigela da batedeira colocar todos os ingredientes e bater com as varas da massa até estar tudo bem incorporado e formar uma bola. 

Colocar o preparado durante 30 minutos no frigorífico envolvido por película aderente. 

Polvilhar ao de leve uma bancada de trabalho com farinha e estender a massa com ajuda de um rolo. 

Recortar várias bolachas no formato desejado e dispor nos tabuleiros.

Pincelar com a mistura da gema e ovo. 

Levar ao forno cerca de 15 minutos. 

Deixar arrefecer e mergulhar metade das bolachas no chocolate. 

Colocar sobre uma rede de cozinha ou papel vegetal.

Bom Apetite...


Obs: Receita transcrita, tal e qual a Sandra escreveu! Apenas esqueci-me de pincelar com a mistura da gema e do ovo, mas ficaram boas na mesma,...lol,....


Ficou um tabuleiro maravilhoso,...



Que cheirinho,...





Estas bolachas, são a desculpa ideal, para acompanhar um chã,...




Ou apenas um café,...




Ficaram umas bolachas, mesmo gulosas,...





Olhem que lindas,...




Espero por vocês, para me acompanhar com este chã, bem quentinho,...





Espero que tenham gostado,...beijinhos,.....

Agora também me podem seguir no instagram!


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes