20 de outubro de 2016

♥ Bolo de Limão e Sementes Chia - Chef Panda ♥

Bom dia meu amores 

Tudo bem com vocês? Espero bem que sim 

Quando recebi as sementes Chia e Cânhamo, relativamente à minha parceria, que partilhei com vocês aqui, fiquei contente por um lado, mas por outro, interroguei-me em qual receita iria usar estas sementes. Em 1º lugar eram sementes que nunca tinha utilizado e em 2º lugar tinha algum receio em utilizar a chia. Já ouvi muitos relatos, em que estas sementes não se podem usar sem serem hidratadas, inclusivê na escola onde anda a minha Inês, ouvi falar, que um pessoa tinha morrido, devido à utilização da chia, pois a semente rebentou, por assim dizer no estômago! 

Evidentemente, que depois de ouvir estes comentários, ficamos com medo,  renitentes e sem saber o que fazer. Mas antes de utilizar esta semente, fui à internet pesquisar  e inclusivê no próprio site do Chef Panda (que podem visitar aqui), podemos ficar a conhecer um pouco melhor a sua origem e para que serve esta e outras sementes!!

Fiquei a saber que:

"Há vários benefícios associados às sementes de chia, que se prendem maioritariamente com a nossa saúde. Para além de ser um alimento que é uma excelente ajuda para perder peso, ajuda a controlar e prevenir algumas doenças como a diabetes. O ChefPanda destaca três benefícios das sementes de chia:
  • Ajuda a emagracer
As sementes de chia emagrecem porque aumentam significamente o seu grau de saciedade. Segundo um estudo do  Jornal Europeu de Nutrição Clínica, pessoas que ingeriram sementes de chia apresentaram um apetite menor do que consumidores que não consumiram este alimento.

  • Mantém a boa forma física
A chia ajuda a manter a barriga lisa porque ajuda a regular o trânsito intestinal. Por outro lado, possui várias vitaminas que apresentam muitos aspectos positivos:
  1. Vitamina B2, é ótima para a saúde das unhas, pele e cabelos.
  2. Vitamina A, que reduz o aparecimento de acne e atrasa a desidratação da pele.



  • Previne doenças


As sementes de chia são uma excelente escolha, se está atualmente à procura de alimentos que ajudem a manter um bom estado de saúde. Porquê? As sementes de chia contêm:


  • Ómega 3, que diminui a probabilidade do aparecimento de doenças cardiovasculares uma vez que regula a pressão dos vasos sanguíneos e reduz a probabilidade de formação de coágulos sanguíneos.
  • Fibras que são uma excelente ajuda na prevenção da diabetes tipo 2. "

Depois de muito pesquisa e estudo, fiquei com mais vontade de experimentar e sem qualquer receio! E depois de consultar, muitas receitas, decidi em 1º lugar, fazer este delicioso bolo, irão seguir-se as bolachas e os iogurtes, mas essas receitas, irão ficar, para outros posts,...

Assim que vi esta receita aqui, não deixei de experimentar, pois costumam dizer e é verdade: "os olhos comem em primeiro lugar" e isso é verdade!!

Ingredientes:
  •                                  ¾ xícara de manteiga em temperatura ambiente
                                     1 xícara de açúcar
                                    2 colheres  (sopa) de sementes de chia
                                    3 ovos inteiros
                                     100g de iogurte natural
                                     2 xícaras de farinha de trigo
                                    raspas de 2 limões
                                     2 colheres (sopa) de suco de limão coado
                                    1 colher (sopa) de fermento em pó

Preparação:
Misture a farinha com as sementes de chia, o fermento e reserve.
Numa batedeira, bata a manteiga com o açúcar. Acrescente os ovos e o iogurte. Em velocidade mais reduzida, adicione os ingredientes (pós) reservados. Por último, coloque o suco e as raspas de limão.
Acomode numa assadeira untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno médio 180C por 30 minutos, ou até que esteja dourado e assado. Espete um palito de madeira no centro da assadeira para verificar isso.
Enquanto assa, faça a calda rala com 1 xícara de açúcar, ½ xícara de suco de limão coado e 1 ½ xícara de água. Ferva por 10 minutos, desligue o fogo e deixe amornar para empregar.
Retire o bolo do forno e, ainda quente, jogue por cima a calda. Se gostar, polvilhe coco ralado por cima.
Se desejar, pode substituir a chia por sementes de papoila.

O bolo fica bastante aromático,....




Obs: A receita transcrevi, tal e qual está no blog da autora, que podem ver aqui. A única alteração que fiz, foi não colocar a calda, apenas coloquei açúcar em pó, por cima do bolo. Não deixem de experimentar 


Utilizei uma forma da A Metalurgica, podem adquirir aqui,....



                E as sementes de Chia dão um sabor muito bom,....




Se repararem na foto, parece que o bolo rachou ao meio! Mas na verdade, eu ia cortar o bolo, em fatias para colocar num tuperware, para ser mais fácil de irmos comendo,....e quando me lembrei, ainda nem tinha tirado nenhuma foto! Só comigo,...lol,...





Visualmente, ao fatiar o bolo, fica mesmo encantador,....encontrar as                                           sementes de Chia,...



Gostei imenso da experiência e fiquei a gostar das sementes Chia,....obrigada Chef Panda pela oferta

Espero que tenham gostado,...beijinhos,.....

Agora também me podem seguir no instagram!


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes  






17 de outubro de 2016

♥ Bolachas Húngaras ♥

Bom dia meu amores 

Tudo bem com vocês? Espero bem que sim 

Quando o meu marido não está em casa, tento com a minha Inês fazer algo diferente. Normalmente, vamos as duas para a cozinha e fazemos ou um bolo ou bolachas. 
Assim, passamos a tarde, bem animadas e atarefadas. Ela gosta de ajudar e não tem medo de colocar as mãos na massa!

Já há algum tempo, que ela me pedia para fazer bolachas húngaras, inclusivê, partilhei com vocês aqui, uma receita que fiz, mas de um preparado que comprei na altura e até ficaram muito boas. Mas em pesquisa pela net, dei de caras, com esta receita do blog da nossa amiga Sandra e decidi experimentar!!




Ingredientes:
  •               300 gramas de farinha sem fermento
    ·           60 gramas de custard powder
    ·            100 gramas de açúcar
    ·              150 gramas de manteiga sem sal amolecida
    ·                2 gemas de ovo
    ·               20 ml de leite
    ·                1 colher de chá de aroma de baunilha 
    ·                1 gema dissolvida num pouco de leite para pincelar
    ·                  chocolate de culinária derretido para cobrir as bolachas 

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180ºC. 

Forrar dois tabuleiros com papel vegetal, reservar. 

Na tigela da batedeira colocar todos os ingredientes e bater com as varas da massa até estar tudo bem incorporado e formar uma bola. 

Colocar o preparado durante 30 minutos no frigorífico envolvido por película aderente. 

Polvilhar ao de leve uma bancada de trabalho com farinha e estender a massa com ajuda de um rolo. 

Recortar várias bolachas no formato desejado e dispor nos tabuleiros.

Pincelar com a mistura da gema e ovo. 

Levar ao forno cerca de 15 minutos. 

Deixar arrefecer e mergulhar metade das bolachas no chocolate. 

Colocar sobre uma rede de cozinha ou papel vegetal.

Bom Apetite...


Obs: Receita transcrita, tal e qual a Sandra escreveu! Apenas esqueci-me de pincelar com a mistura da gema e do ovo, mas ficaram boas na mesma,...lol,....


Ficou um tabuleiro maravilhoso,...



Que cheirinho,...





Estas bolachas, são a desculpa ideal, para acompanhar um chã,...




Ou apenas um café,...




Ficaram umas bolachas, mesmo gulosas,...





Olhem que lindas,...




Espero por vocês, para me acompanhar com este chã, bem quentinho,...





Espero que tenham gostado,...beijinhos,.....

Agora também me podem seguir no instagram!


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes  












13 de outubro de 2016

♥ Bolo de Aniversário (Massa de Pão-de-Ló com Recheio de Creme Russo e Chantily, Decorado com Pasta Portuguesa) - Banda de Moreira da Maia - 169º Aniversário ♥

Boa tarde amigos do meu 

Tudo bem com vocês? Espero bem que sim!!

Não é novidade nenhuma e inclusivê já comentei aqui no blog, que o meu marido faz parte de uma Banda, no qual toca trompete, falo da Banda de Moreira da Maia (façam like na página de facebook aqui).
Ora, este ano a Banda de Moreira da Maia, fez o seu 169º aniversário e para comemorar os seus 169 anos, dedicaram o fim-de-semana passado e este fim-de-semana a celebrar com toda a comunidade.  

No fim-de-semana passado houve um torneio de futebol de salão de manhã, à tarde, a participação da fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Moreira da Maia, à noite, a actuação do grupo musical Olhos D’Água.

Evidentemente que festa que é festa, tem que haver “comes e bebes” e assim com a ajuda de todos, decidiu-se criar uma “barraquinha”, para venda de bifanas, papas, caldo verde, porco no espeto e muito mais e várias sobremesas. Os valores eram bem simpáticos e convidativos, pois o objectivo era ajudar a Banda e deste modo, passou-se um bom bocado.

Pediram-me para fazer um bolo, para depois do jantar se vender à fatia, como sobremesa. A única exigência: “um bolo que se comesse com os olhos” 

Bem fiquei nervosa, primeiro porque era um bolo para vender e nem sabia muito bem para quantas pessoas eram. O bolo não era apenas para o pessoal da banda, mas para todos os que quizeram aparecer e comemorar este aniversário connosco!

Andei toda a semana a pensar, a pensar, a pensar e decidi fazer um bolo de andares, pois quantas mais fatias dessem, mais se vendia e assim ajudava a banda. Fiz o bolo no próprio dia e demorei 9 horas a fazer este bolo, com apenas um intervalo para almoçar e dediquei-me a 100%, pois não queria de todo falhar. Fiz dois bolos de massa de pão-de-ló e decorei com pasta portuguesa!

No final, gostei do resultado e acho que até correu bem, mas louvo todas aquelas pessoas que diariamente trabalham com pasta portuguesa ou americana. Não é nada fácil e sinceramente, até me passou “n” de vezes pela cabeça, desfazer o bolo. Mas, sempre me ensinaram, que uma vez colocada a pasta, nada se poderia fazer.

Mas pronto, dei o meu melhor e mesmo não sendo a 1ª vez a fazer este tipo de decoração num bolo, saiu um bolo giro e vendeu-se bem,…isso era o mais importante!

* Para este bolo, fiz 2 vezes a mesma receita, ou seja eram dois bolos de massa de pão-de-ló e fiz assim *

Ingredientes:

12 Ovos (de preferência caseiros)
330g de açúcar
230g de farinha (de preferência branca de neve, mas pode ser outra )
1 pitada de sal
1 Pacote de Creme Russo (compro na feira, como partilhei com vocês aqui)
2 Pacote de Chantilly (compro na feira, como partilhei com vocês aqui)
1 Copo de Sumo Laranja
Pasta Portuguesa Branca e Preta para decorar

Preparação:

Numa bacia colocar 6 ovos inteiros + 6 gemas (as claras congelei) e 1 pitada de sal (pouco e sem exageros) e o açúcar.
Bater com a batedeira 20 a 30 minutos (aqui está o segredo, tem que ser mesmo com a batedeira, em movimentos circulares e sem parar e tem que ser mesmo este tempo, o ideal é 30 minutos mesmo).
De seguida colocar a farinha peneirada e envolver a farinha com a colher de pau. Coloquei na forma rectangular e levei ao forno a 180º até 40 / 50 minutos. 
Quando estiver pronto desenformar e deixar arrefecer. No 1º bolo, parti metade do bolo a meio, pincelei ambas as partes com o sumo e recheei com chantilly. Depois coloquei a outra metade do bolo e cobri também com chantily. No 2º bolo, fiz exactamente o mesmo, mas recheei com creme russo.
Depois apenas sobrepus os bolos e dei a forma de andares. Decorei com pasta portuguesa branca e fiz várias colcheias e claves de sol em preto e branco.

Acho que o resultado final foi conseguido e fiquei mesmo feliz. Deu luta, mas lá consegui desenrascar-me 



E vocês o que acham? Ficou ou não ficou giro!?





O bolo ficou enorme,...




E estava bom de sabor (sim eu provei, claro),...





Deu muito trabalho,...mas nada nesta vida se faz sem trabalho, certo?





E os comentários foram positivos e isso deixa-me muito feliz!!





E é claro,...que houve imperfeições,....isso nota-se nas fotos,...





Mas também, o pouco que sei, vou fazendo e aprendendo sozinha,...





Por isso é compreensível os erros dados! Não acham?

Espero que tenham gostado,...beijinhos,.....

Agora também me podem seguir no instagram!


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes  




10 de outubro de 2016

♥ Marmelada Caseira - Fussion Cook ♥

Bom dia meu amores 

Tudo bem com vocês? Espero bem que sim 

Finalmente chegou o Outono! Estava ansiosa com a sua chegada, pois o Verão irrita-me e detesto dias de intenso calor,…a roupa fica colada ao corpo e por vezes até me sinto mal,…irra,...

Estava também à espera desta estação para poder mais uma vez experimentar fazer a marmelada mas mais escurinha!!

O ano passado quando fiz marmelada e partilhei com vocês aqui, jurei para mim mesma, que este ano, mal visse os marmelos à venda tinha que os comprar para experimentar mais uma vez,…

Fiz novamente, na FC (Fussion Cook, é uma panela de pressão eléctrica), inclusivê, tenho já uma receita que vos partilhei aqui e acho que o problema está no tempo de cozedura, quanto mais deixar a cozer, mais vermelhinha irá ficar. Para a próxima deixo mais tempo, para tirar as minhas “teimas”!

Ingredientes:

700g de Marmelo (5 marmelos já cortados e sem casca)
350g de Açúcar
2 Colheres de Sopa de Água

Preparação:

Colocar na cuba, o marmelo descascado e partido aos bocadinhos. Adicionar o açúcar e a água. Programar 30 minutos, Manual, com a tampa fechada e a válvula fechada também (para não ganhar tanta água). Depois desse tempo, tirar a tampa e passar a varinha mágica. Colocar mais 5 minutos, até começar a ferver (muito cuidado para não se queimarem).
Ficou mesmo boa e durinha,…


De sabor, ficou no ponto,....



Não muito doce,....





Quanto à cor,...




Ficou mais escurinha, é certo,....mas ainda quero tentar fazer novamente e deixar cozer ainda mais um bocadinho, para ver a diferença,..




Deu para duas tacinhas,....




Ficou um cheirinho na minha cozinha, que nem vos digo nada,....




Ficou tão bonita, esta tacinha de marmelada, com a minha linda tábua personalizada, referente à parceria, que vos falei aqui,...





Nos próximos dias, iremo-nos consolar depois do jantar,....




Uma fatia de queijo com marmelada caseira,....há sobremesa melhor!?




 Espero que tenham gostado,...beijinhos,.....

Agora também me podem seguir no instagram!


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes