17 de outubro de 2016

♥ Bolachas Húngaras ♥

Bom dia meu amores 

Tudo bem com vocês? Espero bem que sim 

Quando o meu marido não está em casa, tento com a minha Inês fazer algo diferente. Normalmente, vamos as duas para a cozinha e fazemos ou um bolo ou bolachas. 
Assim, passamos a tarde, bem animadas e atarefadas. Ela gosta de ajudar e não tem medo de colocar as mãos na massa!

Já há algum tempo, que ela me pedia para fazer bolachas húngaras, inclusivê, partilhei com vocês aqui, uma receita que fiz, mas de um preparado que comprei na altura e até ficaram muito boas. Mas em pesquisa pela net, dei de caras, com esta receita do blog da nossa amiga Sandra e decidi experimentar!!




Ingredientes:
  •               300 gramas de farinha sem fermento
    ·           60 gramas de custard powder
    ·            100 gramas de açúcar
    ·              150 gramas de manteiga sem sal amolecida
    ·                2 gemas de ovo
    ·               20 ml de leite
    ·                1 colher de chá de aroma de baunilha 
    ·                1 gema dissolvida num pouco de leite para pincelar
    ·                  chocolate de culinária derretido para cobrir as bolachas 

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180ºC. 

Forrar dois tabuleiros com papel vegetal, reservar. 

Na tigela da batedeira colocar todos os ingredientes e bater com as varas da massa até estar tudo bem incorporado e formar uma bola. 

Colocar o preparado durante 30 minutos no frigorífico envolvido por película aderente. 

Polvilhar ao de leve uma bancada de trabalho com farinha e estender a massa com ajuda de um rolo. 

Recortar várias bolachas no formato desejado e dispor nos tabuleiros.

Pincelar com a mistura da gema e ovo. 

Levar ao forno cerca de 15 minutos. 

Deixar arrefecer e mergulhar metade das bolachas no chocolate. 

Colocar sobre uma rede de cozinha ou papel vegetal.

Bom Apetite...


Obs: Receita transcrita, tal e qual a Sandra escreveu! Apenas esqueci-me de pincelar com a mistura da gema e do ovo, mas ficaram boas na mesma,...lol,....


Ficou um tabuleiro maravilhoso,...



Que cheirinho,...





Estas bolachas, são a desculpa ideal, para acompanhar um chã,...




Ou apenas um café,...




Ficaram umas bolachas, mesmo gulosas,...





Olhem que lindas,...




Espero por vocês, para me acompanhar com este chã, bem quentinho,...





Espero que tenham gostado,...beijinhos,.....

Agora também me podem seguir no instagram!


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes  












13 de outubro de 2016

♥ Bolo de Aniversário (Massa de Pão-de-Ló com Recheio de Creme Russo e Chantily, Decorado com Pasta Portuguesa) - Banda de Moreira da Maia - 169º Aniversário ♥

Boa tarde amigos do meu 

Tudo bem com vocês? Espero bem que sim!!

Não é novidade nenhuma e inclusivê já comentei aqui no blog, que o meu marido faz parte de uma Banda, no qual toca trompete, falo da Banda de Moreira da Maia (façam like na página de facebook aqui).
Ora, este ano a Banda de Moreira da Maia, fez o seu 169º aniversário e para comemorar os seus 169 anos, dedicaram o fim-de-semana passado e este fim-de-semana a celebrar com toda a comunidade.  

No fim-de-semana passado houve um torneio de futebol de salão de manhã, à tarde, a participação da fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Moreira da Maia, à noite, a actuação do grupo musical Olhos D’Água.

Evidentemente que festa que é festa, tem que haver “comes e bebes” e assim com a ajuda de todos, decidiu-se criar uma “barraquinha”, para venda de bifanas, papas, caldo verde, porco no espeto e muito mais e várias sobremesas. Os valores eram bem simpáticos e convidativos, pois o objectivo era ajudar a Banda e deste modo, passou-se um bom bocado.

Pediram-me para fazer um bolo, para depois do jantar se vender à fatia, como sobremesa. A única exigência: “um bolo que se comesse com os olhos” 

Bem fiquei nervosa, primeiro porque era um bolo para vender e nem sabia muito bem para quantas pessoas eram. O bolo não era apenas para o pessoal da banda, mas para todos os que quizeram aparecer e comemorar este aniversário connosco!

Andei toda a semana a pensar, a pensar, a pensar e decidi fazer um bolo de andares, pois quantas mais fatias dessem, mais se vendia e assim ajudava a banda. Fiz o bolo no próprio dia e demorei 9 horas a fazer este bolo, com apenas um intervalo para almoçar e dediquei-me a 100%, pois não queria de todo falhar. Fiz dois bolos de massa de pão-de-ló e decorei com pasta portuguesa!

No final, gostei do resultado e acho que até correu bem, mas louvo todas aquelas pessoas que diariamente trabalham com pasta portuguesa ou americana. Não é nada fácil e sinceramente, até me passou “n” de vezes pela cabeça, desfazer o bolo. Mas, sempre me ensinaram, que uma vez colocada a pasta, nada se poderia fazer.

Mas pronto, dei o meu melhor e mesmo não sendo a 1ª vez a fazer este tipo de decoração num bolo, saiu um bolo giro e vendeu-se bem,…isso era o mais importante!

* Para este bolo, fiz 2 vezes a mesma receita, ou seja eram dois bolos de massa de pão-de-ló e fiz assim *

Ingredientes:

12 Ovos (de preferência caseiros)
330g de açúcar
230g de farinha (de preferência branca de neve, mas pode ser outra )
1 pitada de sal
1 Pacote de Creme Russo (compro na feira, como partilhei com vocês aqui)
2 Pacote de Chantilly (compro na feira, como partilhei com vocês aqui)
1 Copo de Sumo Laranja
Pasta Portuguesa Branca e Preta para decorar

Preparação:

Numa bacia colocar 6 ovos inteiros + 6 gemas (as claras congelei) e 1 pitada de sal (pouco e sem exageros) e o açúcar.
Bater com a batedeira 20 a 30 minutos (aqui está o segredo, tem que ser mesmo com a batedeira, em movimentos circulares e sem parar e tem que ser mesmo este tempo, o ideal é 30 minutos mesmo).
De seguida colocar a farinha peneirada e envolver a farinha com a colher de pau. Coloquei na forma rectangular e levei ao forno a 180º até 40 / 50 minutos. 
Quando estiver pronto desenformar e deixar arrefecer. No 1º bolo, parti metade do bolo a meio, pincelei ambas as partes com o sumo e recheei com chantilly. Depois coloquei a outra metade do bolo e cobri também com chantily. No 2º bolo, fiz exactamente o mesmo, mas recheei com creme russo.
Depois apenas sobrepus os bolos e dei a forma de andares. Decorei com pasta portuguesa branca e fiz várias colcheias e claves de sol em preto e branco.

Acho que o resultado final foi conseguido e fiquei mesmo feliz. Deu luta, mas lá consegui desenrascar-me 



E vocês o que acham? Ficou ou não ficou giro!?





O bolo ficou enorme,...




E estava bom de sabor (sim eu provei, claro),...





Deu muito trabalho,...mas nada nesta vida se faz sem trabalho, certo?





E os comentários foram positivos e isso deixa-me muito feliz!!





E é claro,...que houve imperfeições,....isso nota-se nas fotos,...





Mas também, o pouco que sei, vou fazendo e aprendendo sozinha,...





Por isso é compreensível os erros dados! Não acham?

Espero que tenham gostado,...beijinhos,.....

Agora também me podem seguir no instagram!


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes  




10 de outubro de 2016

♥ Marmelada Caseira - Fussion Cook ♥

Bom dia meu amores 

Tudo bem com vocês? Espero bem que sim 

Finalmente chegou o Outono! Estava ansiosa com a sua chegada, pois o Verão irrita-me e detesto dias de intenso calor,…a roupa fica colada ao corpo e por vezes até me sinto mal,…irra,...

Estava também à espera desta estação para poder mais uma vez experimentar fazer a marmelada mas mais escurinha!!

O ano passado quando fiz marmelada e partilhei com vocês aqui, jurei para mim mesma, que este ano, mal visse os marmelos à venda tinha que os comprar para experimentar mais uma vez,…

Fiz novamente, na FC (Fussion Cook, é uma panela de pressão eléctrica), inclusivê, tenho já uma receita que vos partilhei aqui e acho que o problema está no tempo de cozedura, quanto mais deixar a cozer, mais vermelhinha irá ficar. Para a próxima deixo mais tempo, para tirar as minhas “teimas”!

Ingredientes:

700g de Marmelo (5 marmelos já cortados e sem casca)
350g de Açúcar
2 Colheres de Sopa de Água

Preparação:

Colocar na cuba, o marmelo descascado e partido aos bocadinhos. Adicionar o açúcar e a água. Programar 30 minutos, Manual, com a tampa fechada e a válvula fechada também (para não ganhar tanta água). Depois desse tempo, tirar a tampa e passar a varinha mágica. Colocar mais 5 minutos, até começar a ferver (muito cuidado para não se queimarem).
Ficou mesmo boa e durinha,…


De sabor, ficou no ponto,....



Não muito doce,....





Quanto à cor,...




Ficou mais escurinha, é certo,....mas ainda quero tentar fazer novamente e deixar cozer ainda mais um bocadinho, para ver a diferença,..




Deu para duas tacinhas,....




Ficou um cheirinho na minha cozinha, que nem vos digo nada,....




Ficou tão bonita, esta tacinha de marmelada, com a minha linda tábua personalizada, referente à parceria, que vos falei aqui,...





Nos próximos dias, iremo-nos consolar depois do jantar,....




Uma fatia de queijo com marmelada caseira,....há sobremesa melhor!?




 Espero que tenham gostado,...beijinhos,.....

Agora também me podem seguir no instagram!


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes  







7 de outubro de 2016

♥ Molho Bechamel Caseiro ♥

Bom dia amigos do meu

Tudo bem com vocês? Espero bem que sim

Hoje o que vos trago, não é propriamente uma receita, mas mais uma partilha culinária.

Quantas vezes, precisamos de molho bechamel e não temos em casa? Comigo acontece várias vezes isso. E não deixo de fazer aquela refeição, só porque me falta o molho bechamel. Então como fazes? Perguntam vocês! E eu respondo: faço eu o molho bechamel e fica uma maravilha, melhor do que o de compra.

O molho de bechamel, que utilizei para o bacalhau com "natas" e partilhei com vocês no post anterior, foi esta receita, que vos apresento de seguida!!


Ingredientes:

Meio Pacote de Manteiga Vaqueiro
50g +/- Farinha
50ml  +/- de Leite
Sal q.b.
Noz Moscada
Alho Picado

Preparação:

Num tachinho colocar a manteiga a derreter. Mexer com uma vara de arames. Depois colocar a farinha e mexer novamente com a vara de arames. Adicionar aos poucos o leite e ir mexendo sempre, para não ganhar grumos. Temperar com sal, noz moscada e alho. Assim que engrossar está pronto.

Obs: A quantidade da farinha e do leite que coloco é a mesma. Normalmente, se vir que está muito líquido, coloco um bocadinho mais de farinha, ou se estiver mais grosso, coloco um bocadinho, mais de leite. Esta “receita” faz-se a olho e vocês ao experimentarem também vêm, como a consistência vai ficando. É super fácil, vão ver

Eu no final costumo a passar pela varinha mágica, para ficar bem mais cremoso!!


Ficou mesmo no ponto,...





E tão bom,...




Sendo feito por nós, ainda fica melhor,....pois podemos aromatizar ao nosso gosto!




A repetir,...sempre que precisar!





Beijinhos,.....

Agora também me podem seguir no instagram!


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes  





5 de outubro de 2016

♥ WoodFlavors - A Minha Nova Parceria ♥

Bom dia amigos do meu 

Tudo bem com vocês? Espero bem que sim 

Hoje, não vos trago nenhuma receita, mas sim a divulgação de mais uma parceria!







WoodFlavors é um projecto inovador cheio de tradição e modernidade que pretende abrilhantar cada prato num toque rústico e elegante.
A qualidade e sustentabilidade é superior, pois são feitas totalmente em pinho nacional e com a garantia da certificação FSC ® o profissionalismo do grupo Ambienti D’ Interni.
Uma marca sustentável, dinâmica e criativa, a WoodFlavors pretende levar para a sua mesa um produto bem português carregando a saudade de outros tempos.”
Foi com muito agrado que fui contactada, pela WoodFlavors e,....desta forma vos apresento a minha mais recente parceria, a WoodFlavors.

Recebi uma tábua linda, personalizada com o logótipo do meu blog (gravado a laser), que irá dar um look fantástico às apresentações dos meus pratos, aqui no meu blog,...




Se quizerem ter uma tábua personalizada fantástica, basta entrar aqui e fazerem a vossa encomenda. 
 Obrigada WoodFlavors pelo miminho,…ficou uma tábua fantástica!
Sigam WoodFlavors pelo facebook,...

Beijinhos,.....e bom feriado! Gozem muito,...

Agora também me podem seguir no instagram!


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes  







3 de outubro de 2016

♥ Bacalhau com "Natas" (Batata Palha e Molho Bechamel Caseiro) ♥

Bom dia amigos do meu

Tudo bem com vocês? Espero bem que sim 

Não é segredo nenhum que sou super fã da Bimby, há anos☺ A 1ª demo foi a que mais me marcou, a vendedora a D. M. é uma querida, foi muito simpática e explicou tudo muito bem. Fiquei mesmo, ainda mais fascinada. No entanto, a bimby é deveras cara e tenho mesmo muita pena de não ter dinheiro para a comprar. Seria uma óptima aliada em minha casa e uma enorme ajuda, mas há prioridades e da minha vida, só eu e o meu marido é que sabemos.

Mas esta conversa toda para quê? Perguntam vocês! Eu passo a explicar: é que fiz uma refeição, tal e qual a uma das demos.

Andava com a ideia do Bacalhau com Natas, apesar de já ter algumas outras versões, que partilhei com vocês aqui , aqui e aqui (mas a versão que vinha à ideia era a que tinha visto na 1ª demo) e há imenso tempo que não me saia da cabeça. Até no trabalho me imaginava, a fazer e até parecia que sentia a dar uma garfada ao delicioso bacalhau com natas .

Quando fui a casa à hora de almoço, tirei o bacalhau do congelador (costumo por vezes comprar embalagens de bacalhau já demolhado e pronto a usar) e deixei em água a descongelar,…

Quando cheguei a casa, deitei mãos à obra e fiz assim 

Ingredientes:

1 Embalagem de Bacalhau Demolhado (normalmente traz 3 postas bem generosas)
Meio Pacote de Batata Palha
Noz Moscada
Água
Sal q.b.
Alho
Meia Cebola
Azeite
Pão Ralado
Molho Bechamel Caseiro (feito por mim, brevemente farei um post )

Preparação:

Colocar as postas de bacalhau num tacho (com água e pouco sal) para cozer. Assim que levantar fervura desligar o fogão. Tirar as espinhas e desfiar o bacalhau. À parte, numa frigideira / sertã grande, colocar a cebola bem picadinha e o alho, regado com azeite. Assim que a cebola e o alho começarem a “estalarem”, adicionar o bacalhau. Mexer bem. Adicionar a batata palha e a noz moscada e mexer novamente. Ao mexer, vão sentir, que a batata palha começa a ficar mole (está no ponto). Não colocar sal, neste passo, pois o bacalhau foi cozido em sal e a batata palha, também já tem o sal suficiente. Colocar o bechamel por cima e envolver tudo muito bem.
Deitar tudo num pirex e colocar o pão ralado por cima.
Levar a forno pré-aquecido a 180º, durante uns 15 a 20 minutos. Nos últimos minutos, colocar a função de grill, para tostar em cima um bocadinho.



Ficou tal e qual da demo,.....




Tão bom,...




           E ficou um cheirinho delicioso na cozinha,....que nem imaginam,...





                                                     São servidos?




                                         Este pratinho é para vocês!!



Beijinhos,.....

Agora também me podem seguir no instagram!


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes  







29 de setembro de 2016

♥ Folhados Recheados com Compota de Frutos Silvestres ♥

Bom dia amigos do meu 

Tudo bem com vocês? Espero bem que sim 

Quando fiz a tarte folhada de maçã, que partilhei aqui sobrou-me um restinho de massa folhada. Evidentemente que não ia deitar fora, por pouco que fosse. Então aproveitei a massa e coloquei um bocadinho de doce de frutos silvestres e fiz tipo uns cestinhos,…

Ficou tão bom,…

Ingredientes:

1 Placa de Massa Folhada (eu fiz com um restinho que tinha sobrado)
Doce de Frutos Silvestres

Preparação:

Cortar a massa folhada em quadrados e colocar em formas de tarteletes. Colocar o doce de frutos silvestres por cima e dobrar as pontas da massa folhada, para dentro. Para dar o formato de cestinho.
Levar a forno pré-aquecido a 180º até a massa folhada ficar douradinha a gosto!


Ficaram uns folhados mesmo deliciosos,....




                                   Deu poucos, mas bem gulosos,....





                                  E soube mesmo bem, com um café,....




                 Como a minha amiga Rita diz:" receita provada e aprovada!"





Beijinhos,.....

Agora também me podem seguir no instagram!


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes