3 de outubro de 2016

♥ Bacalhau com "Natas" (Batata Palha e Molho Bechamel Caseiro) ♥

Bom dia amigos do meu

Tudo bem com vocês? Espero bem que sim 

Não é segredo nenhum que sou super fã da Bimby, há anos☺ A 1ª demo foi a que mais me marcou, a vendedora a D. M. é uma querida, foi muito simpática e explicou tudo muito bem. Fiquei mesmo, ainda mais fascinada. No entanto, a bimby é deveras cara e tenho mesmo muita pena de não ter dinheiro para a comprar. Seria uma óptima aliada em minha casa e uma enorme ajuda, mas há prioridades e da minha vida, só eu e o meu marido é que sabemos.

Mas esta conversa toda para quê? Perguntam vocês! Eu passo a explicar: é que fiz uma refeição, tal e qual a uma das demos.

Andava com a ideia do Bacalhau com Natas, apesar de já ter algumas outras versões, que partilhei com vocês aqui , aqui e aqui (mas a versão que vinha à ideia era a que tinha visto na 1ª demo) e há imenso tempo que não me saia da cabeça. Até no trabalho me imaginava, a fazer e até parecia que sentia a dar uma garfada ao delicioso bacalhau com natas .

Quando fui a casa à hora de almoço, tirei o bacalhau do congelador (costumo por vezes comprar embalagens de bacalhau já demolhado e pronto a usar) e deixei em água a descongelar,…

Quando cheguei a casa, deitei mãos à obra e fiz assim 

Ingredientes:

1 Embalagem de Bacalhau Demolhado (normalmente traz 3 postas bem generosas)
Meio Pacote de Batata Palha
Noz Moscada
Água
Sal q.b.
Alho
Meia Cebola
Azeite
Pão Ralado
Molho Bechamel Caseiro (feito por mim, brevemente farei um post )

Preparação:

Colocar as postas de bacalhau num tacho (com água e pouco sal) para cozer. Assim que levantar fervura desligar o fogão. Tirar as espinhas e desfiar o bacalhau. À parte, numa frigideira / sertã grande, colocar a cebola bem picadinha e o alho, regado com azeite. Assim que a cebola e o alho começarem a “estalarem”, adicionar o bacalhau. Mexer bem. Adicionar a batata palha e a noz moscada e mexer novamente. Ao mexer, vão sentir, que a batata palha começa a ficar mole (está no ponto). Não colocar sal, neste passo, pois o bacalhau foi cozido em sal e a batata palha, também já tem o sal suficiente. Colocar o bechamel por cima e envolver tudo muito bem.
Deitar tudo num pirex e colocar o pão ralado por cima.
Levar a forno pré-aquecido a 180º, durante uns 15 a 20 minutos. Nos últimos minutos, colocar a função de grill, para tostar em cima um bocadinho.



Ficou tal e qual da demo,.....




Tão bom,...




           E ficou um cheirinho delicioso na cozinha,....que nem imaginam,...





                                                     São servidos?




                                         Este pratinho é para vocês!!



Beijinhos,.....

Agora também me podem seguir no instagram!


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes  







29 de setembro de 2016

♥ Folhados Recheados com Compota de Frutos Silvestres ♥

Bom dia amigos do meu 

Tudo bem com vocês? Espero bem que sim 

Quando fiz a tarte folhada de maçã, que partilhei aqui sobrou-me um restinho de massa folhada. Evidentemente que não ia deitar fora, por pouco que fosse. Então aproveitei a massa e coloquei um bocadinho de doce de frutos silvestres e fiz tipo uns cestinhos,…

Ficou tão bom,…

Ingredientes:

1 Placa de Massa Folhada (eu fiz com um restinho que tinha sobrado)
Doce de Frutos Silvestres

Preparação:

Cortar a massa folhada em quadrados e colocar em formas de tarteletes. Colocar o doce de frutos silvestres por cima e dobrar as pontas da massa folhada, para dentro. Para dar o formato de cestinho.
Levar a forno pré-aquecido a 180º até a massa folhada ficar douradinha a gosto!


Ficaram uns folhados mesmo deliciosos,....




                                   Deu poucos, mas bem gulosos,....





                                  E soube mesmo bem, com um café,....




                 Como a minha amiga Rita diz:" receita provada e aprovada!"





Beijinhos,.....

Agora também me podem seguir no instagram!


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes  



26 de setembro de 2016

♥ Tarte Salgada de Espinafres e Cogumelos ♥

Bom dia meus amores 

Tudo bem com vocês? Espero bem que sim.

Bem, hoje trago-vos mais um receita, com um produto do meu cabaz, que vos falei aqui e desta vez falo das nabiças. 

Desde que fiz estes mufins de espinafres e vos partilhei aqui, que a minha Inês andava sempre a falar deles. Como tinha as nabiças, decidi fazer com nabiças e não me arrependi, pois ficou muito bom. Desta vez, não fiz mufins, mas sim em versão tarte e ficou deliciosa. 

A repetir certamente,...

Ingredientes:

  1 chávena de leite
  1/4 de chávena de azeite extra-virgem
  1 ovo

  1 Lata de Cogumelos
  1 colher de sopa de Cebolinho* picado - 
Aromáticas Vivas
  1 chávena de farinha de trigo
  1/2 chávena de farinha de milho
  1 colher de chá de fermento em pó
  100 g de queijo ralado (utilizei mozzarella)
  2 chávenas de espinafres picados grosseiramente
  Sal e pimenta q.b.


Preparação:

Numa taça, misturar o leite, o óleo, o ovo, os cogumelos e o cebolinho. Mexer bem.
Noutra taça, juntar as farinhas, o fermento, o queijo e as nabiças e envolver.
Juntar as misturas, mexer e verter para uma forma de tarte.
Vai a cozer em forno quente até dourar, 30 minutos +/-, em forno pré-aquecido a 180º
Acompanhar com uma simples salada de tomate, ou até mesmo com sopa,...



Ficou uma tarte deliciosa,...






                                       A minha Inês adorou,.....




                                   Ficou um tarte mesmo apetitosa,.....





                                   Mais uma receita a repetir,.....




                       Experimentem, pois não se vão arrepender,.....




                                                    São servidos?




Beijinhos,.....

Agora também me podem seguir no instagram!


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes  




22 de setembro de 2016

♥ Polvo no Forno com Broa Acompanhado Por Puré de Brócolos ♥

Bom dia amigos do meu

Tudo bem com vocês? Espero bem que sim

Hoje trago-vos mais uma experiência, que fiz na minha cozinha!

Um dia destes, apeteceu-me polvo para o jantar! Mas queria algo no forno, pois apesar de estarmos no Verão, o tempo estava de chuva e frio,…alguém percebe este tempo?

Assim, quando fui a casa almoçar, tirei o polvo do congelador e coloquei na FC (Fussion Cook) e programei para a hora do jantar (programei 15 minutos, só com água e sal, apenas para cozer e ficar tenro).
Quando cheguei a casa do trabalho, o polvo já estava cozido

Decidi fazer no forno, acompanhado com puré de brócolos,…e fiz assim,…

Ingredientes para o Polvo:

1 Polvo Médio (depois de cozer ele encolhe bastante e se for pequeno, mal chega p/ nós os 3)
Meia Broa (é opcional, pois como tinha apenas um restinho, foi mesmo para acabar)
Azeite q.b.
1 Dente de Alho

Ingredientes para o puré de Brócolos:


500g +/- Brócolos Cozidos (também cozi na FC, apenas com água e um bocadinho de sal)
1 Colher de Sopa de Manteiga
3 Colheres de Sopa de Leite

Preparação do Polvo:

Depois do polvo cozido e os brócolos, começamos a preparar o polvo para ir ao forno.
Partir aos bocadinhos o polvo e colocar num pirex. Deitar o dente de alho esmagado por cima do polvo e regar com azeite. Esfarelar a broa e colocar por cima. Regar novamente com azeite.
Levar ao forno pré-aquecido, durante uns 20 minutos +/-.

Preparação do Puré de Brócolos:

Depois de cozidos, escorrer a água. Reduzir a puré. Num tacho colocar a manteiga, o leite e o puré de brócolos. Ir mexendo sempre, até o puré. Ficar bem cremoso.
Com um dispara-biscoitos, colocar o puré no pirex juntamente com o polvo e regar com um bocadinho mais de azeite. Levar mais uns 5 a 10 minutos, apenas para gratinar, ao forno.


Ficou um prato diferente,.....




Mas tão bom,.....





Cá em casa adoramos,.....




Receita a repetir,...





A broa deu um toque fantástico,.....





Beijinhos,.....

Agora também me podem seguir no instagram!


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes  





19 de setembro de 2016

♥ Bolo de Bolacha Diferente,.....Mas Muito Bom ♥

Boa tarde meus queridos

Tudo bem com vocês? Espero bem que sim!!

E assim se passaram duas semanas de férias com a filhota,.....e volta a rotina do costume,...e aqui pelo blog,.....também, volta tudo ao normal,.....

Já vos aconteceu, querer fazer uma determinada sobremesa, mas falta-vos um ingrediente? Pois comigo acontece diversas vezes. Às vezes nem faço a sobremesa que quero, outras vezes ponho-me a inventar.
E foi o que aconteceu com esta sobremesa queria fazer bolo de bolacha, mas não tinha café.

Eu tenho uma máquina de café de cápsulas e é raro ter café em pó, para este tipo de situações, ou até mesmo na eventualidade da máquina avariar. Mas, desta vez não tinha e também não ia estar a gastar as cápsulas todas, só para fazer a sobremesa. Então lembrei-me de usar leite, mas com um bocadinho de nesquik. E não aqueci o leite, senão as bolachas desfaziam-se,…

Ingredientes:

1 Pacote de Creme Russo (expliquei aqui, onde compro este e outros preparados)
2 a 3 Pacotes de Bolacha Maria
Leite com Nesquik

Preparação:

Em 1º lugar preparar o leite com nesquik e o preparado do creme russo (conforme as indicações do fabricante). Depois numa forma de aro amovível, começar a colocar as bolachas, já passadas pelo leite. Distribuir pelos lados e pelo fundo. Colocar o preparado creme russo em cima, depois novamente mais bolachas molhadas em leite e assim sucessivamente, até acabar as bolachas e o creme russo.
Por fim, colocar um bocadinho de raspas de bolachas em cima e o pó do nesquik.
Ainda puz, uns rolinhos de chocolate coloridos em cima também,….
Levar ao frigorífico de um dia para o outro, para servir bem fresco e para que o creme solidifique bem.
Simples, rápido e tãooo bom,….nem se notou que era um bolo de bolacha mas diferente



Ficou um bolo de bolacha fantástico,....





E muito saboroso,....






Será sem dúvida, para repetir,....






Ficou diferente, mas muito bom....






E fresquinho é uma verdadeira delícia,....







Bem guloso,....








Olhem só para esta fatia,....








Esta fatia é para vocês,....







Sirvam-se à vontade,....




Beijinhos,.....

Agora também me podem seguir no instagram!


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes  




              

5 de setembro de 2016

♥ Este Blog Encontra-se de Férias ♥

Bom dia meus amores

Tudo bem com vocês? Espero bem que sim

Bem eu hoje, não vos trago nenhuma receita! 

Venho apenas anunciar que FINALMENTE ESTOU DE FÉRIIASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS, APARTIR DE HOJE,...

Sem horários para nada, sem stress, sem a obrigação de acordar cedo, é assim que vou estar estas duas semanas.

Vou estar duas semanas de férias com a filhota, pois o maridão já esteve de férias (este ano não podemos tirar férias em conjunto). 
Por isso vamos as duas passear, vamos à praia, vamo-nos divertir e descansar muito, pois não tarda nada,...as aulas, estão já a começar.

Não vou ligar o computador, nem a televisão,….e vamos descansar a cabeça e descontrair,….pois bem precisamos!!

Volto dia 19 de Setembro,….


Por isso, não estranhem a minha ausência nos vossos cantinhos






Beijinhos,.....

Agora também me podem seguir no instagram!


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes  



1 de setembro de 2016

♥ Bolo de Ananás ♥

Bom dia amigos do meu 

Tudo bem com vocês? Espero bem que sim 

Mais um desafio proposto pelo grupo de facebook, "Dia Um,... Na Cozinha".

O tema deste mês, é "Bolo de Frutas" e é sem dúvida uma tema bem ao meu agrado 

Fiz uma receita, que já tinha anotado em tempos, deste blog , da querida Luísa e há muito que queria experimentar!


Para a massa:

200g de açúcar
200g de manteiga amolecida ( coloquei 30 segundos no microondas, sem deixar derreter )
300g de farinha com fermento
4 ovos
1dl de leite
1 lata grande de ananás em calda

Para o caramelo:

250g de açúcar
Gotas de sumo de limão

Aquecer o forno a 170º
Começar por escorrer o ananás.
Numa sertã colocar o açúcar e as gotas de sumo de limão até alourarem. Com este caramelo forra-se completamente uma forma de buraco. Usar um pano de cozinha para manusear a forma e não se queimar.
Deixar o caramelo arrefecer e untar a forma com manteiga. De seguida, cobrir o fundo e os laterais com o ananás.
Entretanto bater a manteiga e o açúcar até ficar um creme claro. Juntar os ovos, um a um e, no fim, o leite a farinha peneirada, alternados.
Deitar a massa na forma e levar ao forno cerca de 40 minutos ou até estar cozido ( espetando um palito, este deve sair seco ).
Desenformar para um parto de servir e deixar arrefecer.

Obs: Receita transcrita, tal e qual a autora escreveu no seu blog aqui.




Ficou um bolo de ananás maravilhoso!




E super fofinho!





                                     Uma receita a repetir, sem dúvida!




                                     Olhem só para este interior!





Super fofinho,...





São servidos?!




Espero que tenham gostado,...e até ao próximo desafio,...






Beijinhos,.....

Agora também me podem seguir no instagram!


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes