5 de setembro de 2016

♥ Este Blog Encontra-se de Férias ♥

Bom dia meus amores

Tudo bem com vocês? Espero bem que sim

Bem eu hoje, não vos trago nenhuma receita! 

Venho apenas anunciar que FINALMENTE ESTOU DE FÉRIIASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS, APARTIR DE HOJE,...

Sem horários para nada, sem stress, sem a obrigação de acordar cedo, é assim que vou estar estas duas semanas.

Vou estar duas semanas de férias com a filhota, pois o maridão já esteve de férias (este ano não podemos tirar férias em conjunto). 
Por isso vamos as duas passear, vamos à praia, vamo-nos divertir e descansar muito, pois não tarda nada,...as aulas, estão já a começar.

Não vou ligar o computador, nem a televisão,….e vamos descansar a cabeça e descontrair,….pois bem precisamos!!

Volto dia 19 de Setembro,….


Por isso, não estranhem a minha ausência nos vossos cantinhos






Beijinhos,.....

Agora também me podem seguir no instagram!


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes  



1 de setembro de 2016

♥ Bolo de Ananás ♥

Bom dia amigos do meu 

Tudo bem com vocês? Espero bem que sim 

Mais um desafio proposto pelo grupo de facebook, "Dia Um,... Na Cozinha".

O tema deste mês, é "Bolo de Frutas" e é sem dúvida uma tema bem ao meu agrado 

Fiz uma receita, que já tinha anotado em tempos, deste blog , da querida Luísa e há muito que queria experimentar!


Para a massa:

200g de açúcar
200g de manteiga amolecida ( coloquei 30 segundos no microondas, sem deixar derreter )
300g de farinha com fermento
4 ovos
1dl de leite
1 lata grande de ananás em calda

Para o caramelo:

250g de açúcar
Gotas de sumo de limão

Aquecer o forno a 170º
Começar por escorrer o ananás.
Numa sertã colocar o açúcar e as gotas de sumo de limão até alourarem. Com este caramelo forra-se completamente uma forma de buraco. Usar um pano de cozinha para manusear a forma e não se queimar.
Deixar o caramelo arrefecer e untar a forma com manteiga. De seguida, cobrir o fundo e os laterais com o ananás.
Entretanto bater a manteiga e o açúcar até ficar um creme claro. Juntar os ovos, um a um e, no fim, o leite a farinha peneirada, alternados.
Deitar a massa na forma e levar ao forno cerca de 40 minutos ou até estar cozido ( espetando um palito, este deve sair seco ).
Desenformar para um parto de servir e deixar arrefecer.

Obs: Receita transcrita, tal e qual a autora escreveu no seu blog aqui.




Ficou um bolo de ananás maravilhoso!




E super fofinho!





                                     Uma receita a repetir, sem dúvida!




                                     Olhem só para este interior!





Super fofinho,...





São servidos?!




Espero que tenham gostado,...e até ao próximo desafio,...






Beijinhos,.....

Agora também me podem seguir no instagram!


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes  




29 de agosto de 2016

♥ Bolo de Fubá - MFP ♥

Bom dia amigos do meu

Tudo bem com vocês? Espero bem que sim

Desde que tenho a minha nova MFP do Lidl e partilhei com vocês aqui, que tenho uma enorme vontade de andar a experimentar novas receitas. Mas, com o trabalho e as lides de casa, se a vontade de cozinhar é pouca ou nenhuma, quando mais, para experimentar o que quer que seja.

Quando fui ao Lidl, na semana em que tinham produtos do Brasil, fiquei curiosa com um preparado Bolo de Fubá. Pois, sigo diversos blogs do Brasil e muito se fala na farinha Fubá e já andava com a “pulga atrás da orelha”e curiosa com este sabor da farinha Fubá.
Infelizmente, certas receitas, aqui em Portugal, não as podemos experimentar, pois não temos o “tal ingrediente” e isso,…faz toda a diferença.

Em pesquisa pela net, fiquei a saber mais desta farinha Fubá:
Fubá  (do quimbundo fuba, "farinha") é a farinha fina feita com milho ou arroz moído muito empregada na culinária. Na sua versão de farinha de milho, é muito utilizado para fazer bolos, sendo o bolo de fubá um alimento típico de festas juninas no Brasil.
Foi introduzido no Brasil pelos portugueses mas passou a ser utilizado mais intensamente no século XVIII por tropeiros muitas vezes substituindo a farinha de mandioca.”
Obs: Informação tirada aqui.

Um dia destes da semana, apetecia-me alguma coisa doce, para a sobremesa e lembrei-me do tal preparado do Lidl. Como tinha o forno ligado a fazer o jantar, decidi fazer na MFP e não me arrependi

Ingredientes:

1 Saquinho do Preparado Bolo de Fubá
3 Ovos
2/3 de Leite (160ml)
3 Colheres de Sopa de Manteiga (60g)

Preparação:

Como não queria estar a perder muito tempo, coloquei todos os ingredientes na batedeira e bati bem durante uns minutos e depois coloquei na MFP a cozer. Programa Cozer, durante 1 hora. Tinha o jantar a acabar de fazer no forno e um bolo à nossa espera para sobremesa.
Há medida que o tempo passava, o cheirinho deste bolo, era cada vez maior. Ficou um bolo grande e tão fofinho. Adorei o sabor. Tenho que ver se encontro novamente este preparado, pois aqui em casa adoramos. O sabor, faz-me lembrar o côco, mas não é bem,....o certo,...é que este bolo acabou num instante,....


Ficou um bolo super grande,....






Aqui na cuba, antes de colocar na MFP,....




Que cheirinho que ficou na cozinha, mesmo maravilhoso,....





                                      Ficou um bolo super fofinho,....




                              
                                     Olhem só que fofinho,....por dentro,....





Cá em casa ficamos mesmo fãs,....e já posso dizer o que conheço a  farinha fubá!!




Esta foi a embalagem que comprei no Lidl,....





Espero que tenham gostado,...



Beijinhos,.....

Agora também me podem seguir no instagram!


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes  






25 de agosto de 2016

♥ Tarte Folhada de Maçã e Canela ♥

Bom dia amigos do meu  

Hoje chego-vos com mais um desafio proposto pelo grupo Cantinho das Cozinheiras,…Cozinhar Com,…e este mês, não foi um blog escolhido mas sim uma página de facebook - a página da Isabel Fernandes, que podem visitar aqui. É uma página que também não conhecia e isso é que torna este grupo, cada vez mais interessante e original 

Assim que visitei a página Artual Sabores, fiquei super indecisa. Pois todas as receitas dão água na boca. Estava indecisa entre as bolachas com avelãs e a tarte folhada de maçã. No entanto e depois de muita indecisão, a escolha recaiu nesta tarte folhada. Tinha um excelente aspecto e já há muito que não fazia uma tarte do género.

Ingredientes:

1 embalagem de Massa Folhada (usei caseira);
2 maçãs partidas em meia lua, com espessura de 0,5cm;
Açúcar de côco q.b.;
Canela a gosto

Preparação:

Abra a massa folhada e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal (pode utilizar o papel que vem na embalagem). Polvilhe com açúcar e canela, disponha as fatias de maçã, polvilhe com um pouco mais de açúcar e leve ao forno, pré aquecido nos 250°C por +/- 10 minutos ou até a maçã ficar dourada. 
Sirva morna com uma bola de gelado de baunilha.


Obs.: Receita transcrita tal a qual a autora fez em  Artual Sabores.



A tarte é maravilhosa,...





E pela facilidade de execução, irei fazer mais vezes,...




E o cheirinho a canela, é sentido pela casa toda,...




Uma perdição,...





Vocês têm mesmo que experimentar,...




Uma receita super fácil e rápida de se fazer!






São servidos?





Esta fatia é para vocês!




Espero que gostem 





Usei uma forma rectangular de fundo solto da A Metalúrgica, que vocês podem adquirir aqui.







Desafio aceite e superado,...até o próximo desafio!!






Isabel FernandesArtual Sabores





Espero que tenham gostado,...



Beijinhos,.....

Agora também me podem seguir no instagram!


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes  





22 de agosto de 2016

♥ Peixe Vermelho e Batatas Assadas no Forno ♥

Bom dia meus amores

Tudo bem com vocês? Espero bem que sim

Hoje trago-vos uma refeição que me traz recordações de infância. É um pratinho de peixe, que a minha mãe fazia quando era pequena e que eu adorava. Nunca fui muito amante de peixe, mas este prato eu adorava e a minha mãe fazia como ninguém.

Numa ida ao supermercado, vi este peixinho em promoção e lembrei-me desses velhos tempos e tentei recriar esses momentos. O único senão, é que eu comprei o peixe inteiro (mas já limpo, sem as tripas) e a minha comprava este peixe e depois cortava em postas,……mas fiz tal e qual ela fazia. 
Falo-vos de peixe vermelho e sabem de uma coisa? Aqui em casa a filhota e o maridão adoravam,….

Vamos lá à receita

Ingredientes:

2 Peixes Vermelhos Congelados
4 a 5 Batatas Pequenas
Polpa de Tomate
Sal q.b.
Alho Picado
Azeite q.b.

Preparação:

Colocar os peixes vermelhos, num pirex. Descascar as batatas e cortar ao meio e deitar entre o peixe. Regar com azeite e polpa de tomate. Temperar com sal e alho a gosto. Envolver mesmo com mãos. Colocar um raminho de salsa entre o peixe.
Deitar no forno pré-aquecido a 180º, durante uns 35 a 40 minutos.
A meio da cozedura, virar o peixe e as batatas, para cozer uniformemente.



Aqui o pirex pronto a ir ao forno!!





                               A batata à volta do peixinho vermelho,...




                                     Aqui o peixinho já pronto a saborear!!





                                 São servidos!?!? Cheira tão bem,.... 






Espero que tenham gostado,...



Beijinhos,.....

Agora também me podem seguir no instagram!


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes  







       


18 de agosto de 2016

♥ Maionese Caseira ♥

Bom dia amigos do meu

Tudo bem com vocês? Espero bem que sim!!       

Bem eu hoje, o que partilho com vocês, não é propriamente uma receita, mas mais uma partilha e/ou dica 

Quantas vezes, estamos a fazer batatas fritas (sim, porque de vez em quando, os fritos, também sabem bem e quem tem crianças em casa compreende-me) ou salada russa e queríamos maionese e não temos? A mim acontece-me imensas vezes e por isso, hoje partilho a maionese que costumo a fazer em casa.
Quem me ensinou a fazer foi minha comadre e desde daí que faço diversas vezes. E sabem uma coisa? Fica melhor, que a de compra

Ingredientes:

3 Ovos Inteiros (a quantidade de ovos depende consoante o nº de pessoas, aqui em casa somos 3, daí ser 3 ovos)
Azeite (podem substituir por óleo)
1 Dente de Alho
1 Pitada de Sal

Preparação:

Colocar numa tacinha alta os 3 ovos inteiros e mexer com a varinha mágica. Mexer sempre e ir adicionando o azeite em fio, até obter a consistência desejada. Acrescentar o dente de alho, partido aos bocadinhos e o sal, sem deixar de bater com a varinha mágica.
Esta é a base principal de qualquer maionese caseira, depois o tempero varia muito e pode-se acrescentar o que quizermos,…


Fica uma maionese deliciosa,....




Mesmo saborosa,....




Olhem só esta maionese deliciosa,....na salada russa,....



Espero que tenham gostado,...


Beijinhos,.....

Agora também me podem seguir no instagram!


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes  



15 de agosto de 2016

♥ Frango Assado com Batata Assada no Forno, Acompanhado por Arroz Branco ♥

Bom dia amigos do meu

Tudo bem com vocês? Espero bem que sim

Alguns de vocês ainda estão de férias e outros tal como eu, ainda a trabalhar, mas a pensar nas desejosas férias. Daqui a nada estamos em Setembro, depois vem o Inverno e teremos depois o Natal novamente,…..os dias passam  a correr!!

Com o calor que tem feito, poucas são as vezes que ligamos o forno. Os grelhados e as saladas são uma constante, cá em casa. Pois a vontade de cozinhar é muito pouca. Mas há dias, aqui no Norte, choveu e sentiu-se mesmo frio. Então fiz uma comidinha de forno e que nos soube mesmo bem,…frango assado com batata assada e arroz branco.

Soube mesmo bem e sinceramente já tinha saudades, da cozinha quentinha, com aquele cheirinho agradável da comida


Ingredientes:

1 Frango partidos aos bocadinhos
5 Batatas Médias
Polpa de Tomate
Sal q.b.
Óleo (podem substituir por azeite)


Preparação:

Começar por pré-aquecer o forno a 150º. Descascar as batatas e cortar ao meio.
Num pirex grande, distribuir as batatas e o frango. Temperar com sal e acrescentar o óleo e a polpa de tomate. Mexer tudo muito bem. Colocar uns raminhos pequenos de alecrim por cima.
Colocar o pirex no forno, pré-aquecido a 180º durante uns 35 a 40 minutos. Ir virando de vez em quando as batatas e o frango, para cozinhar uniformemente.
Servir com arroz branco, feito na FC (que podem ver a receita aqui) ou uma simples salada,…


Ficou um assado fantástico!!




                                  E um aroma na cozinha, maravilhoso!!





                                          Servido com arroz branco!!




                                                        São servidos?!?!




Espero que tenham gostado,...


Beijinhos,.....

Agora também me podem seguir no instagram!


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes