15 de agosto de 2016

♥ Frango Assado com Batata Assada no Forno, Acompanhado por Arroz Branco ♥

Bom dia amigos do meu

Tudo bem com vocês? Espero bem que sim

Alguns de vocês ainda estão de férias e outros tal como eu, ainda a trabalhar, mas a pensar nas desejosas férias. Daqui a nada estamos em Setembro, depois vem o Inverno e teremos depois o Natal novamente,…..os dias passam  a correr!!

Com o calor que tem feito, poucas são as vezes que ligamos o forno. Os grelhados e as saladas são uma constante, cá em casa. Pois a vontade de cozinhar é muito pouca. Mas há dias, aqui no Norte, choveu e sentiu-se mesmo frio. Então fiz uma comidinha de forno e que nos soube mesmo bem,…frango assado com batata assada e arroz branco.

Soube mesmo bem e sinceramente já tinha saudades, da cozinha quentinha, com aquele cheirinho agradável da comida


Ingredientes:

1 Frango partidos aos bocadinhos
5 Batatas Médias
Polpa de Tomate
Sal q.b.
Óleo (podem substituir por azeite)


Preparação:

Começar por pré-aquecer o forno a 150º. Descascar as batatas e cortar ao meio.
Num pirex grande, distribuir as batatas e o frango. Temperar com sal e acrescentar o óleo e a polpa de tomate. Mexer tudo muito bem. Colocar uns raminhos pequenos de alecrim por cima.
Colocar o pirex no forno, pré-aquecido a 180º durante uns 35 a 40 minutos. Ir virando de vez em quando as batatas e o frango, para cozinhar uniformemente.
Servir com arroz branco, feito na FC (que podem ver a receita aqui) ou uma simples salada,…


Ficou um assado fantástico!!




                                  E um aroma na cozinha, maravilhoso!!





                                          Servido com arroz branco!!




                                                        São servidos?!?!




Espero que tenham gostado,...


Beijinhos,.....

Agora também me podem seguir no instagram!


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes  



12 de agosto de 2016

♥ Pão de Sementes - Farinha Preparada para Pão de Sementes Marca Continente ♥

Bom dia meus queridos

Tudo bem com vocês? Espero bem que sim !!   

Quem me segue diariamente aqui no blog e pelo facebook, sabe que a minha MFP avariou-se! Da 1ª vez que avariou, arranjou-se, mas da 2ª vez que avariou, o arranjo não valia a pena. Pois pelo arranjo, comprava uma nova.

Quando fiz anos, os meus pais deram-me uns “€ritos” e eu tinha comentado com o meu marido que o dinheiro seria para comprar uma MFP nova. 

Andei a pesquisar pela net e até pelos grupos de MFP no facebook e todos falavam maravilhas da MFP do Lidl. Todos comentavam que a marca era boa, que a cuba era grande, tinha duas pás misturadoras (a MFP que eu tinha, apenas tinha uma pá), era programável, conclusão: preço/qualidade muito bom.

Os dias passavam e sempre atenta nos folhetos do Lidl. Soube que a MFP tinha estado à venda no Sul e que não tardava nada, ela estaria à venda no Norte.

Só para terem uma ideia, eu fiz anos a 14 de Junho e apenas no dia 21 de Julho a MFP esteve à venda aqui no Norte. Foram dias e dias de grande ansiedade 

Como trabalho até tarde, pedi aos meus pais para irem ao Lidl, logo pela manhã (eu sabia que a procura seria muita). 
Há hora de almoço, como vou sempre a casa, ela estava à minha espera. Era linda, mais larga que a anterior, branca e cheirava a nova.
Há noite li o manual por alto e o livro das receitas. Estava bastante receosa em colocá-la a trabalhar. 
Passou um dia e eu sabia que a tinha que a pôr a trabalhar.

Era sábado, levantei-me cedo para programar um pãozinho para o almoço. Coloco os ingredientes e programo. Achei estranho, pois não ouvia a MFP a trabalhar. Li o manual e tinha feito tudo direitinho, colocar a trabalhar sem ingredientes, para aquecer a resistência e só depois é que tinha que a programar e eu tinha feito isso.

Desliguei a MFP e voltei a ligar e nada. Até no facebook, pedi ajuda. E depois é que me explicaram que a MFP do Lidl, tem que aquecer a resistência uns minutinhos e só depois é que começava a trabalhar.

Bem nem queria acreditar que a MFP era como a FC (FussionCoook), cheguei até mesmo pensar em devolvê-la,…….e acreditem se não fosse a “nossa” querida amiga Sylvie do blog Culinária e Eu, não sei se a esta hora ainda teria a MFP comigo. Pois ela também tinha uma igual e disse para eu ter calma, que a MFP era muito boa e para não a devolver 

Foi a melhor coisa, que podia ter ouvido, pois deu-me mais ânimo e força para não desistir e assim,….e depois de uma 1ª má experiência, lá saiu o 1º pão.

Utilizei uma farinha preparada para pão, da marca do Continente,  que sinceramente não me convenceu e não gostamos muito, mas no entanto e para uma 2ª experiência, não foi muito mau,…

Ingredientes:

500g de Farinha Preparada para Pão de Sementes (Marca Continente)
350ml de Água Morna
1 Colher de Sopa de Azeite

Preparação:

Colocar os ingredientes na cuba da MFP. Não esquecendo da regra (1º os líquidos e depois os sólidos).
Programar Pão Normal.


   Para primeira vez, não ficou mal,.....mas podia ter crescido mais um bocadinho!!



É ou não é, bonita a minha MFP que comprei no Lidl??



Espero que tenham gostado,...


Beijinhos,.....

Agora também me podem seguir no instagram!


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes  



10 de agosto de 2016

♥ Chef Panda - A Minha Nova Parceria ♥

Bom dia meus amores 

Tudo bem com vocês? Espero bem que sim!!

Bem, eu hoje, não vos trago nenhuma receita, mas sim a minha mais recente parceria e segunda deste ano 2016, CHEF PANDA.

Fiquei super feliz com esta nova parceria. Tenho a certeza que esta parceria, vai-me trazer muitas e deliciosas receitas. Obrigada Chef Panda!

Assim, apartir de hoje, o meu blog, “O Meu Refúgio Culinário!”, tem mais uma parceria, Chef Panda.

Deixo-vos aqui uma pequena apresentação do Chef Panda:

"A história por detrás de ChefPanda

Foi numa viagem na longínqua Índia que surgiu a ideia que viria a dar origem ao ChefPanda. Conheci um intrigante homem em Varanasi, a cidade sagrada da religião Hindu. Chamava-se Avigyan, nunca saiu da sua cidade natal e não sabia o que era a Internet. Nada de espantoso, porque Varanasi é das cidades mais antigas do Mundo; se retirássemos a eletricidade, as motas e o wi-fi, andaríamos para trás 2000 anos no tempo.  
Avigyan aparentava ser idoso e saudável. A minha curiosidade levou-me a perguntar qual era a sua idade (eu sei, que falta de educação). E ele respondeu-me com uma enorme calma, “I´m just 89” (em português, tenho apenas 89 anos!).

Fiquei muito surpreendido porque este senhor aparentava ter, no máximo, 60 anos:

Devido à sua intrigante resposta, tomei a liberdade de lhe perguntar, “what´s your secret?” (traduzindo, “qual é o seu segredo?”). A resposta foi ainda mais inesperada:
“Well, I just cook roti with chia seeds, every single day” (bem, eu apenas cozinho roti [um típico pão indiano] com sementes de chia todos os dias).
Na altura fiquei confuso; não entendi porque Roti com sementes de chia permitiria manter uma vida longa e saudável, ainda para mais nas parcas condições de higiene que as gentes de Varanasi têm.
Quando regressei a Portugal, a minha curiosidade pelas sementes de chia e seus benefícios levaram-me a investigar um pouco mais e comecei a perceber o verdadeiro poder da chia:
  • As sementes de chia contêm ómega 3, que diminui a probabilidade do aparecimento de doenças cardiovasculares, porque regula a pressão dos vasos sanguíneos e reduz a formação de coágulos sanguíneos.
  • As sementes de chia possuem também fibras que são uma excelente ajuda na prevenção da diabetes tipo 2. Isto é especialmente importante para cidadãos indianos porque na Índia come-se muito hidratos de carbono não integrais, nomeadeamente arroz branco.
  • As sementes de chia contêm a vitamina B2, que é ótima para a saúde das unhas, pele e cabelos.
  • Estas sementes possuem vitamina A que reduz o aparecimento de acne e atrasa a desidratação da pele.
  • As sementes de chia são uma excelente ajuda se pretender perder algum peso, porque aumentam o nosso grau de saciedade (todavia, este não era um grande problema para Avigyan).
Quando regressei a Portugal, uma dúvida permanecia na minha cabeça: como seria a vida dos portugueses, se estes soubessem do poder da chia? Será que a esperança média de vida aumentaria ainda mais?
Daí surgiu ChefPanda: a loja online que dá a conhecer vários produtos que melhoram a saúde e estilo de vida da sua família! Para além da chia, poderá encontrar na nossa loja sementes de cânhamo, bagas de goji, spirulina, entre outros produtos.
Em suma, a nossa missão é simples: dar a conhecer produtos saudáveis, que não nos tiram o prazer de comer!"


Agora peço-vos ajuda, de receitas, para melhor usar estas sementes,....uma vez que nunca utilizei,...alguém quer partilhar sugestões??

Chia



Cânhamo




Espero que tenham gostado,...

Espreitem o vídeo que fiz e partilhei no meu facebook 


Beijinhos,.....

Agora também me podem seguir no instagram!


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes  



8 de agosto de 2016

♥ 5 Dicas para Decorar a Sua Cozinha com Ideias Económicas ♥

Bom dia amigos do meu


À partida a cozinha é uma das divisões da casa mais difíceis de redecorar e equipar quando o orçamento é curto, pois vem-nos logo à ideia trocar de móveis, comprar novos electrodomésticos e demais utensílios que são necessários para cozinharmos os melhores petiscos e sobremesas. No entanto, com algumas ideias simples e baratas é possível renovar o ambiente. Aqui ficam 5 dicas preciosas!


   Foto Ikea


1. Pintar móveis e paredes
Pintar as paredes irá dar um ar completamente diferente à vossa cozinha. Podem investir em cores alegres – como o verde, o amarelo, azul, laranja ou roxo – seja em todo o ambiente ou apenas numa parede específica ou canto. Caso o vosso estilo seja mais discreto, podem utilizar outras paletes mais neutras, nomeadamente o duo branco e cinzento, que resulta sempre bem.













Outra opção é pintar os móveis por fora ou, se preferirem manter a cor original e fazer uma renovação mais discreta, pintá-los apenas por dentro. Fica o máximo!










Há ainda outra solução para dar cor à cozinha: pintar cadeiras ou mesas, por exemplo. É que basta um toque de cor para sentirmos que estamos numa cozinha nova!





A ideia de pintar nem sequer é muito cara, até porque podem fazê-lo vocês mesmos. Claro que se contratarem profissionais de pinturas interiores terão muito menos trabalho e o resultado deverá sair mais perfeito. É uma questão de pedirem orçamentos e compararem para ver qual o melhor em termos de preço-qualidade.



2. Reciclar
A moda da reciclagem e do DYI na decoração veio para ficar. E não admira, porque é fantástica e barata! Na cozinha também é possível por em prática inúmeras ideias com itens que iriam diretos para o caixote do lixo: potes, garrafas, tábuas, caixas e paletes de madeira, latas, etc. Assim, além de não contribuírem para o desperdício, ainda ficam com uma cozinha mais organizada e criativa.








3. Decorar o frigorífico

Para quem gosta de decorações modernas e originais, pode usar o frigorífico ou determinadas peças chave da cozinha para dar uma nova cara à divisão. Existem já no mercado frigoríficos bastante originais, vintage, etc. Mas aqui a ideia é reciclar o que tem lá em casa dando-lhe uma cara nova com papel autocolante. Existem diferentes estilos e padrões, o que permite adequar ao gosto pessoal.






4. Prateleiras e painéis
Outra forma de decorar a cozinha de forma mais económica e arranjar espaço para arrumação onde já ele é escasso, passa por aproveitar a verticalidade das paredes e colocar prateleiras ou pendurar painéis organizadores. Para além de úteis e funcionais, vão também dar um toque diferente ao ambiente, possibilitando a criação de nichos bem interessantes. E evitam a compra de móveis dispendiosos!











5. Jardim de temperos e ervas frescas
Esta é uma bela ideia: criar um mini jardim ou mini horta num cantinho onde podem plantar diferentes temperos e ervas frescas, que irão deixar as receitas ainda mais apetitosas.











Podem utilizar vasos ou, se quiserem ser mais originais, repescar a ideia de reciclagem e plantar a vossa salsa, alecrim, hortelã, coentros ou manjericão, em latas de alumínio, garrafas de plástico, canecas, etc.


Espero que tenham gostado das dicas,...


Beijinhos,.....

Agora também me podem seguir no instagram!


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes  









4 de agosto de 2016

♥ Bolo de Chocolate Tati - Aniversário do Avô Quim ♥

Bom dia meus amores ♥ 

Tudo bem com vocês? Espero bem que sim 

O fim-de-semana passado foi fantástico, mas cansativo!

A minha afilhada fez o seu 1º aniversário na Sexta-feira e Sábado foi o batizado (já sou oficialmente madrinha) e no Domingo o meu pai fez 65 primaveras. 

Como no sábado, já cheguei tarde do batizado, a vontade para fazer o bolo de aniversário, era pouca, ou nenhuma. No Domingo, estava tão cansada, mas tão cansada, que ainda pensei duas vezes, se comprava um bolo ou fazia o bolo. Mas pensei: “não vou deixar que o meu cansaço vença e vou fazer um bolo para cantarmos os parabéns ao meu pai”.

E assim, meti mãos à obra e fiz este delicioso bolo de chocolate. A receita deu-me a minha comadre, que por vezes faz este bolo e deu a receita, já há algum tempo e eu nunca tinha experimentado.

Ficou um bolo fantástico e apesar de sermos poucos, cantou-se os parabéns ao avô 

Ingredientes:

4 Ovos
1 Chávena de Chá de Açúcar
1 Colher de Sopa de Margarina
2 Chávenas de Chá de Farinha
2 Chávenas de Chá de Chocolate em Pó (usei uma tablete de chocolate de culinária)
1 Chávena de Chá de Óleo
1 Chávena de Chá de Água a Ferver (usei leite a ferver)


Preparação:

Ligue o forno e regule-o para os 200 °C.
Bata muito bem os ovos com o açúcar até obter uma massa fofa e esbranquiçada. Adicione a margarina amolecida e continue a bater.
Acrescente a farinha misturada com o chocolate em pó a pouco e pouco (coloquei primeiro o chocolate derretido e depois a farinha), mexendo sempre. Sem parar de o fazer, junte o óleo e, finalmente, a água (usei leite) a ferver.
Deite a massa numa forma redonda, untada com margarina e polvilhada com farinha e leve ao forno durante 30 minutos.
Desenforme e decore a gosto.

(Eu cobri o bolo com creme russo e rolinhos de chocolate. Para fazer as letras, apenas adicionei ao restinho de creme russo corante verde).
Assim ficou um bolo super simples,….



Ficou um bolo bem simples,....





              E para quem tinha preguiça,....o bolo ficou muito giro,....




                                      A receita é fantástica,....




                            E fica um bolo super fofinho e delicioso....





               E o mais importante, é que o aniversariante adorou,....





                                          Uma receita a repetir,....





O ano passado fiz este bolo que partilhei aqui e embora este ano, o bolo tenha sido mais simples,.....foi igualmente elogiado por todos!! 




E um bolo tendo chocolate,....é sempre um bolo delicioso!!




Esta fatia é para vocês!!




Sirvam-se à vontade e espero que gostem,...tanto como nós!!






Espero que tenham gostado,...



Beijinhos,.....

Agora também me podem seguir no instagram!


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes  







1 de agosto de 2016

♥ Gelado de Fruta, Chocolate e Natas ♥

Bom dia amigos do meu 

Tudo bem com vocês? Espero bem que sim 

Mais um desafio proposto pelo grupo de facebook, "Dia Um,... Na Cozinha".

O tema deste mês, é "Gelados" e é sem dúvida uma tema do meu agrado 

Com o calor, que se tem sentido, sabe mesmo bem comer um gelado, quer seja depois do almoço, a meio da tarde, ou até mesmo depois do jantar,...sabe mesmo bem um gelado.

Desde que comprei a minha máquina de gelados, que têm saído muitos e bons gelados. O melhor mesmo é a qualidade deles e saber que são caseiros ainda sabem melhor. 

Com o Verão,  a fruta que se compra amadurece mais rápido e não podemos andar a deitar fruta fora, por isso, tenho utilizado esta técnica. Tenho um tuperware grande no congelador e sempre que tenho alguma fruta a ficar muito madura (principalmente as bananas), corto aos bocadinhos e coloco no tuperware e congelo. Faço assim, com diversas peças de fruta, até ao tuperware ficar cheio. Assim que fica cheio, deixo a descongelar e passo tudo no liquidificador e  junto um pacote de natas batidas.
Depois coloco na máquina de gelados e congelo o gelado,....fica muito bom e o melhor, é que se aproveita a fruta e nada se estraga, ou se deita fora 

Ingredientes:

3 Bananas
1 Laranja
5 Maçãs Pequenas
3 Pêras
1 Pacote de Natas Batidas
Chocolate (Ovo da Páscoa que andava meio perdido)


Preparação:

Partir as frutas todas que vão ficando maduras e colocar num tuperware no congelador. Quando o tuperware ficar cheio, deixo a descongelar e passo tudo no liquidificador e  junto um pacote de natas batidas. Coloquei ainda, uns bocadinhos de chocolate, partidos aos bocadinhos (um ovo da Páscoa, que andava meio perdido).
Depois coloco na máquina de gelados e congelo o gelado.
Ficou um gelado muito bom e que nos tem deliciado depois do jantar!!



Ficou um gelado delicioso,...





Tem sido a nossa sobremesa ultimamente,...




São servidos,...






E assim compri o desafio deste mês,...que venha o próximo!!








Espero que tenham gostado,...


Beijinhos,.....

Agora também me podem seguir no instagram!


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes  




28 de julho de 2016

♥ Quatre Quarts de Maçã ♥

Bom dia meus amores

Tudo bem com vocês? Espero bem que sim,...

Quando a Mariana, do blog Receitas para a Felicidade, partilhou esta receita, comentei com ela que ia logo fazer. Pois achei uma receita super rápida e fácil de fazer.

Pelo que a Mariana conta, esta receita é de um bolo típico de França, mais especificamente da região da Bretanha e o seu nome, deve-se ao facto de 4 dos seus ingredientes terem o mesmo peso/quantidade (ovos, açúcar, manteiga e farinha).

Não me enganei e realmente é um bolo que vale a pena experimentar 

Ingredientes:

4 Ovos
200g de Açúcar
200g de Manteiga Amolecida
200g de Farinha com Fermento
1 Colher de Chá de Extracto de Baunilha (eu não tinha e coloquei canela em pó)
1 Maçã Ralada
Açúcar em Pó
Meia Barra de Chocolate de Culinária Derretido (eu coloquei mas a Mariana na receita não colocou)

Preparação (a Mariana executou a receita para a Cuisine Companion, mas como eu não tenho, fiz mesmo na batedeira):

Pré-aqueça o forno a 180º C. Unte a forma (usei a forma de sol da A Metalúrgica) e reserve.
Na batedeira coloque o açúcar e os ovos, até obter uma massa alta e fofa. De seguida coloque a manteiga amolecida e a maçã ralada. Junte a farinha e envolva com a colher de pau. Adicione a canela em pó e envolva novamente a massa.
Verter a mistura para a forma e bata contra a bancada, de modo a retirar-lhe possíveis bolsas de ar e alise, com a ajuda de uma espátula.  
Leve ao forno a cozer a 180º durante uns 45/50 minutos .
Retire e deixe arrefecer antes de o desenformar.
Polvilhar o bolo com açúcar em pó e chocolate derretido.
Servi com uma bola de gelado de baunilha 



Fica um bolo super fofinho,....






Eu para além do açúcar em pó, coloquei chocolate derretido por cima,....





É mesmo uma receita a repetir,....




Quer pela sua simplicidade de execução, bem como pela facilidade,....




Vale a pena fazer esta receita,....





O aroma na cozinha é maravilhoso,....




Fica um bolo delicioso,....




Fiz na forma da A Metalurgica,....se quizerem podem comprar aqui,....





São servidos?




Vá lá,....esta fatia é para vocês,...com uma bola de gelado de baunilha!




Espero que tenham gostado,...


Beijinhos,.....

Agora também me podem seguir no instagram!


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes