7 de abril de 2016

♥ Bombons de Chocolate - Com Alguns Percalços Pelo Meio ♥

Bom dia amigos do meu

Tudo bem com vocês? Espero bem que sim J

Por vezes, em conversas com as minhas colegas de trabalho, trocamos algumas receitas e experiências culinárias. 
Já estivemos com a “panca” das bolachas, a “panca” dos semifrios, a “panca” dos cheesecakes, a “panca” dos éclairs e agora parece que chegamos à panca dos bombons,….apesar de já ter uma receita de bombons aqui (que tem 6 anos), esta é bem diferente!

Meus Deus, é super fácil de os fazer e tantas vezes apeteceu um bombom e eu não tinha em casa,….mas agora isso não é problema J

Mas, desenganem-se se pensam que isto correu bem à primeira. Pois para chegar a estes bombons perfeitinhos, tive uns “pequenos contratempos”,….senão vejamos,….

Quando as minhas colegas de trabalho, a S. e a C. me amostraram as fotografias dos bombons que tinham feito, a ideia de os fazer, também nunca mais me saía da cabeça. Lá lhes pedi a receita (apenas memorizei, não escrevi,…já vão perceber melhor, mais à frente),….para experimentar!
Só que havia um problema, não tinha as formas de bombons. Elas disseram que compraram no Espaço Casa, uma forma de 15 bombons que custava 1.95€. Então, no próprio dia, passei lá pelo Espaço Casa (fica a caminho de casa/trabalho) e bem,…vocês nem imaginam. Há cada forma mais bonita que o difícil mesmo era escolher. Mas mesmo assim, apenas escolhi uma (pois não sabia como é que isto ia correr). No dia seguinte, à hora de almoço (vou sempre a casa almoçar), decidi fazer os bombons. Coloquei uma tablete de chocolate de culinária num tachinho, em banho Maria no fogão, mas adicionei à tablete de chocolate, a mesma quantidade em leite. Bem nem imaginam, não se pode juntar nada ao chocolate, pois ele vai derreter em banho Maria e não se junta absolutamente nada. Como não tinha escrito a receita, tinha na cabeça, que era metade chocolate e metade de leite. Aquilo não engrossava e mais parecia leite achocolatado. Já me estava a irritar e já estava a ficar sem tempo, pois tinha que ir trabalhar. Começou a engrossar um bocadinho e desliguei o fogão. Coloquei na forma de bombons e levei ao congelador 15 minutos (tem que ser apenas 15 minutos). Só que passaram 15 minutos, 20 minutos, 30 minutos e aquilo estava líquido e não ficava em bombom. Como tinha que ir trabalhar, deixei a forma, toda a tarde no congelador. No final do dia, quando cheguei a casa, abri o congelador e estavam “aparentemente” uns bombons lindos, maravilhosos. Desenformei e estavam mesmo bonitinhos, até,…..pufff,…..começarem simplesmente a derreter L mas não desisti e peguei naquela mistela toda, juntei meia tablete de chocolate e levei ao fogão, em banho Maria. Assim que começou a engrossar, tirei do fogão e coloquei o preparado de chocolate na forma de bombons. Levei ao congelador, durante uns 15 minutos e depois desse tempo, retirei a forma e desenformei os bombons. Pareciam batatas e não desenformavam muito bem,….peguei naquilo e deitei tudo ao lixo,….DESISTI,….mas passado um bom bocado, pensei: “já fiz tanta coisa nesta cozinha, que não vou desistir de fazer bombons e quero saber o que estou a fazer de mal, para isto não sair bem”!
Peguei numa nova tablete de chocolate e num tachinho em banho Maria, coloquei o chocolate partido aos bocados. Passado nem 3 minutos, o chocolate começou a derreter, ficar mole e bem brilhante e pensei: “está no ponto”. Desliguei o fogão, coloquei na forma dos bombons e como apenas tinha uma forma de bombons e ainda tinha um restinho de chocolate, coloquei naquelas formas de silicone, que se faz os cubos de gelo. Coloquei as formas no congelador durante 15 minutos. Passado 15 minutos, espreitei. Nem queria acreditar,….estavam uns bombons MARAVILHOSOS. Desenformei e tinha 15 bombons e mais 3 da outra forma. Mas os da outra forma, não estavam iguais e não tinham aquele brilho do bombom. Mas de sabor estavam no ponto.
Finalmente consegui fazer bombons em condições e saíram uma maravilha. Mesmo depois de tudo, estou orgulhosa,….a persistência e a teimosia fazem parte de mim. Nunca DESISTIR é o meu lema.

Conclusão: mesmo que tenham uma receita, que vos saiu mal, não desistam, pois se algo correu mal e falhou,…não podemos baixar os braços.

Peço desculpa, pelo testamento, mas não podia deixar de vos partilhar esta minha experiência. Um blogger, também erra e também tem más experiências. Nem sempre as receitas que fazemos, saem sempre bem,…..o importante, é que temos que aprender com os nossos erros e saber admitir que aquela receita não deu certo. Não devemos ter vergonha de contar estas experiências, pois são com estas experiências, que crescemos e que conseguimos demonstrar e ter orgulho de dizer: “CONSEGUI” J

Quero aqui agradecer às minhas colegas S. e C., pela receita destes bombons e dizer-lhes que vou comprar mais uma forma e,….FAZER MAIS BOMBONS. Agora nada, nem ninguém me pára J  

Ingredientes:

1 tablete de Chocolate de Culinária (no Lidl é + barato e compensa)

Preparação:

Colocar um tachinho com água ao lume e um pirex dentro do tacho, "em cima da água". Se preferirem, podem colocar um tacho grande com água e outro mais pequeno "em cima da água" (as aspas, é para vocês entenderem melhor). Colocar o chocolate partido aos bocadinhos no tacho. A este processo, chamamos "em banho Maria". Ir mexendo de vez em quando. O chocolate assim que estiver derretido e brilhante, está no ponto. Desligar o fogão. Deitar o chocolate derretido nas formas de bombons e colocar no congelador 15 minutos (tem que ser mesmo 15 minutos). Assim que passar os 15 minutos, desenformar e,....SABOREAR,......

Obs: Não deixem de experimentar e derretam o chocolate mesmo em "banho Maria" e não no micro-ondas. Vão ver, que faz toda a diferença. Ficam uns bombons deliciosos, maravilhosos e bem brilhantes. 
Se quizerem podem comprar chocolate branco e fazer metade do bombom em chocolate branco e a outra metade em chocolate normal. Ou até rechear,....agora fica ao vosso critério, nós por aqui,...andamos em experiências,....J  



Ficam uns bombons maravilhosos,....





                                            Bem gulosos e tentadores,....




                            Comer apenas um, é difícil mesmo resistir,....




Entretanto, já comprei mais uma forma,....daqui a nada partilho mais bombons,...




                                        A forma, comprei no Espaço Casa,....




          Espero que tenham gostado,...


Beijinhos,.....e bom fim-de-semana!!

Agora também me podem seguir no instagram!


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes  J






14 comentários:

As Receitas da Mãe Galinha disse...

hahaha nada como irmos aperfeiçoando até conseguirmos! E olha que o teu resultado final compensou, ficaram lindos!!

Beijinho
http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

Inês disse...

Ficaram super lindos e perfeitinhos! :) Beijinhos
--
O diário da Inês | Facebook | Instagram

PINTA ROXA disse...

Ás vezes quando me corre uma coisa mal, desisto logo pronto.
Nunca fiz mas pensava que tinham de levar mais alguma coisa sem ser o chocolate. e eu que adoro chocolate :)

Raquel Alabaça disse...

Já comia um :-)

Adita Donaire disse...

Te han quedado estupendos¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡ besos

Andréa Santana disse...

Mary minha querida,
Eu não resisto a essas delícias, hummmmmm...!
Ficaram perfeitos!

Beijinhos ♥

Cindy disse...

Delicia! bjs

Bombom disse...

Olá Mary, que lindos bombons! Parabéns por não teres desistido. Para a outra vez, não deites fora o "leite chocolatado" da experiência. Juntas mais leite e umas gotas de essência de baunilha, ferves até derreter tudo e ficas com uma óptima bebida de chocolate.
Enquanto estás a fazer experiências, podes usar o chocolate de culinária vulgar, mas quando quiseres presentear alguém ou provar o que é mesmo bom, experimenta o Lindt Postres que é bom e acessível. Se quiseres o melhor, usa o Valrhona que é mais caro mas vale a diferença. Este só encontro na loja gourmet do El Corte Inglês aqui em Lisboa.
Beijinhos da Bombom

Isa Sá disse...

Já comia!

Isabel Sá
http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

Ana Filipa Costa disse...

Que aventura!
Mas a culinária tem dessas coisas, o importante é não desistir! :)
Beijinhos
www.petiscana.com

Ana G. Neves disse...

Bombons de chocolate?? Que delicia ;)
Beijinho

Recanto com Tempero
http://recantocomtempero.blogspot.pt/

piteis da dinha disse...

Amiga, olhar p/essas fotos e não experimentar é uma tortura kkkk
Ficaram lindinhos os bombons. Parabéns!
Bjs e um belo FDS P/VCS

Hilda's Bordados disse...

Olá Mary, a primeira vez que eu fiz bombons eu também não tive uma experiência muito boa, nem quando eu fui tentar uma ganache.. ate chorei de tristeza por que não estava conseguindo! Agora já sei e fiz ate ovos de páscoa para presentear parentes e amigos!!
⊱✿.*☆*.¸✽ ¸.*♡*.✿⊰✽⊱✿.*☆*.¸✽¸.*♡*.✿⊰
Vim bordar um recadinho no seu blog para lhe desejar um feliz domingo e te convidar para visitar meu canal no youtube e coloquei um vídeo lá mostrando como ficou meu ateliê depois da pintura, ficou bem simples e do jeitinho que eu gosto de trabalhar. Se gostar do vídeo deixa lá um joinha e um comentário que eu vou amar demais! Agradeço desde já sua atenção :)
https://www.youtube.com/watch?v=vRkRrhm81JE
http://hildasbordados.blogspot.com.br/
Beijos em todos no ❤
⊱✿.*☆*.¸✽ ¸.*♡*.✿⊰✽⊱✿.*☆*.¸✽¸.*♡*.✿⊰⊱✿.*☆*.¸✽

Ana Alves disse...

A verdade é que ficaram lindos, mesmo depois dessa "trapalhada" toda. O mal é às vezes confiarmos demais na nossa memória, já nos aconteceu a todas seguramente. bjs

Um Até já,....

Olá  meus   queridos  ♥    Por diversos motivos, irei estar ausente quer aqui no blog, quer nas redes sociais!! Tenho recebido muitas mensa...