9 de março de 2015

♥ Delícia Folhada, Recheada com Creme Russo, Massa Folhada e Creme de Pasteleiro - bolo de Aniversário p/ o Sogro ♥

Bom dia amigos do meu 

Espero que tenham passado um excelente fim-de-semana! Pois o sol anda por aí e as pessoas andam bem mais descontraídas e felizes J

Na passada quarta-feira, o meu sogro fez anos. E este ano, à semelhança do ano passado, fui incumbida para lhe fazer o bolo de aniversário. Fiquei super stressada, pois o aniversariante era o meu sogro, exigente nos bolos, não gosta de pasta de açúcar e nada de bolos de exagerados e muito doces. Sabendo tudo isto, tentei fazer algo simples e que apartida ele até gostasse, mas a tarefa não seria fácil.
Até que me lembrei desta delícia folhada que tinha feito e partilhado aqui. É certo que dá um pouco de trabalho, principalmente durante a semana, que andamos sempre a correr, mas com algumas alterações (agradeço à minha colega de trabalho Sara, que me deu umas dicas preciosas, para as alterações desta delícia folhada), e assim o fiz. Fica um bolo super fofo, delicioso, não muito doce e o principal, FAZ UM VISTAÇO NA MESA.

Ingredientes:

* Bolo *

|4 Ovos
|4 Colheres de Sopa de Açúcar
|4 Colheres de Farinha
|1 Colher de Café de Fermento
|3 Placas de Massa Folhada (compro no Lidl, pois é rectangular e dá para fazer do tamanho do meu tabuleiro)
|Açúcar em Pó
|Sumo de Ananás
|Creme Russo (à venda nas lojas de especialidade / para artigos de bolos)
|Creme de Pasteleiro (à venda nas lojas de especialidade / para artigos de bolos)

** Para esta Delícia folhada, convém fazer a receita duas vezes, se não quizerem estar depois a cortar o bolo na horizontal ( a meio), assim é bem mais prático e temos a certeza que o bolo não se parte ao meio, caso contrário dobram os ingredientes desta receita e depois cortam o bolo a meio (fica ao vosso critério).
           

Preparação:

Ligar o forno a 180º para ir aquecendo, enquanto se prepara os ingredientes para o bolo.
Separar as gemas as claras. Bater as claras em castelo e bater as gemas com o açúcar. De seguida, peneirar a farinha e adicionar às gemas. Juntar o fermento e o sumo. Ir batendo muito bem. Juntar às claras e bater até misturar todos os ingredientes. Num tabuleiro, forrar com papel vegetal e pincelar com manteiga (para depois ser mais fácil de desenformar), verter a massa.
Colocar no forno, durante uns 10 a 15 minutos. Chamo a atenção, que se dobrarem a receita, têm que dobrar ao tempo de cozedura no forno, ok?
Entretanto, fazer a mesma receita, para fazer o 2º bolo.
Quando tiverem o 1º bolo cozido, tiram do tabuleiro para arrefecer e fazem o mesmo processo, para o 2º bolo.
Entretanto começar a fazer o entrelaçado com as duas placas da massa folhada.
Entretanto, o 2º bolo está cozido, tiram do forno e deixam arrefecer também.
Colocam apenas uma placa de massa folhada no forno, até folhar (uns 20 a 30 minutos
Depois de o entrelaçado estar pronto, tirar do forno a placa da massa já folhada e colocar o entrelaçado no forno, até estar folhado e bem cozido. Eu gosto dele bem douradinho por cima (uns 30 minutos, depende de forno para forno).

Enquanto o entrelaçado coze, começar a preparar o creme russo (faço sempre a olho, um pouquinho de pó, pouco açúcar e água, mexer bem) e o creme de pasteleiro (um pouquinho de pó, açúcar e água e mexer bem).

Uma delícia linda e vistosa,....




Montagem desta Delícia Folhada:


Colocar o 1º bolo, numa base/tabuleiro de servir bolos. 








Por cima colocar o creme russo e espalhar muito bem.







 Colocar a massa folhada em cima e deitar o creme de pasteleiro por cima, bem espalhado.











 De seguida, deitar o 2º bolo em cima e cobrir todo o bolo com creme russo. Sugiro fazer o bolo, sempre no dia anterior.




Depois coloquem o entrelaçado por cima,....pincelar com geleia por cima e colocar açúcar em pó por cima. 
Olhem só para esta delícia!




Linda e vistosa,.....


 Esta fatia, é para vocês,...sirvam-se à vontade!



Espero que tenham gostado!!

Uma excelente semana para todos,.....sejam felizes!!!

Beijinhos,.....


Façam o like na minha página, ficarei muito feliz e queria muito ter os vossos likes  J







18 comentários:

O Cantinho dos Gulosos disse...

que delicia mesmo...tão decadente....eu quero tanto uma fatia :D

Bombom disse...

Parabéns por esta maravilha! Este é dos bolos que mais me agradam pela diferença de texturas e pelos sabores. A minha grande admiração para ti, pelo trabalho e paciência que tiveste. Espero que o teu sogro tenha ficado contente e tenha dado o valor a este teu presente.
Adorei! Um grande beijinho para ti e para a Inês. Bombom

Andréa Santana disse...

Olá querida!
Ideia maravilhosa fazer um bolo com massa folhada, pelos ingredientes e fotos só pode ter ficado uma delícia!
Com certeza o teu sogro adorou!

Bjs, ótima semana! ♥

Ana G. Neves disse...

Olá Mary!
Adoro bolos folhados, são tão bons :)
Beijinho e boa semana.

Recanto com Tempero
http://recantocomtempero.blogspot.pt/

Carla Oliveira disse...

Ficou lindo e de certeza foi um sucesso.
Beijinhos

São Ribeiro disse...

Adoro bolos folhados, esse ficou lindo e imagino que uma delicia
Boa semana
bjs

Natércia Ramalho disse...

Menina, que verdadeira delicia como sempre já nos habituaste...um beijinho e uma linda semana.

Katiakatola disse...

Mary, minha querida! Que delícia de receita! Fiquei salivando....
Parabéns ao sogro, muita saúde e vida longa e feliz...E muito sortudo, pois tem uma nora muito prendada e carinhosa...
Beijinhos e feliz semana, Katia.

MVlasic disse...

Que lindo e original, adorei Mary!! Realmente é um pouquinho trabalhoso, mas o resultado compensa, pois ficou demais e com toda a certeza delicioso!!
Acho que vou tentar qualquer dia, quando tiver um tempinho!! Beijinhos

piteis da dinha disse...

Oi Mary!
Com certeza teu sogro te chama de filha e não de nora né? kkkk
O bolo ficou lindo e com certeza muito delicioso. Parabéns p/o sogro e p/vc pelo bolo maravilhoso.
Amiga, eu já estava com saudade, mas não tenho recebido tuas atualizações no meu blog. Vou tentar descobrir o motivo.
Bjsssss

up disse...

Hello,

Very niiice ! :D

Sarah, http://sarahmodeee.blogspot.fr/

Unknown disse...

Que bom que deve ficar! Vou aproveitar a sugestão com certeza pois ando com vontade de fazer um bolo que leve massa folhada e este huummm ficou ma ra vi lho so bjs

Unknown disse...

Ola de certeza que vou aproveitar a sua sugestão pois ando com vontade de fazer um bolo que leve massa folhada e este hummm parece-me muito bom alem de que ficou ma ra vi lho so bjs

fimere disse...

il a l'air super délicieux j'aime beaucoup
bonne soirée

Ana Filipa Costa disse...

Que bolo tão guloso, uma prenda de aniversário deliciosa :)
Beijinhos
http://petiscana.blogspot.pt

Arroz Di Leite disse...

Espetacular!!! Lindo e delicioso com certeza.

Aproveito e te convido a participar do Concurso Cultural de Páscoa que esta rolando lá no Blog, http://arroz-di-leite.blogspot.com.br/2015/03/concurso-cultural-de-pascoa-condimentos.html

Tenha um ótimo dia.

Beijokas

Tânia Camargo

Borboleta disse...

Ficou lindo!!!! Nunca fiz bolos com massa folhada mas tenho de experimentar pois gosto bastante. E nem parece assim tão complicado :)

CRISTAL disse...

Hum!!! Que gostinhos de quero mais. Maravilha. Parabéns!
bjs cristalinos

Um Até já,....

Olá  meus   queridos  ♥    Por diversos motivos, irei estar ausente quer aqui no blog, quer nas redes sociais!! Tenho recebido muitas mensa...