25 de março de 2013

Bolo Rei - MFP,......

Bom dia a todos,.....

Finalmente eu estou de férias. Desde de Agosto do ano passado, que não tinha férias, parece que não, mas já estava mesmo a precisar. Só o facto de sair da rotina diária e estar em casa com a filhota, é maravilhoso. O papá a trabalhar e nós em casa de férias a descansar,...lol,....

Bem, estamos a chegar à Páscoa. Começam as limpezas em casa, arrumar e orientar as coisas, para a chegada do compasso. O cheirinho a Pão-de-Ló, começa a envadir as cozinhas, juntamente com os folares.

Fora de época, sabe bem, fazer e comer certas coisas. A mim a semana passada apeteceu-me fazer bolo rei. Uma amiga minha, falava tantas vezes desta receita, que fazia no Natal, que não descansei, até lhe pedir a receita. Como a minha MFP, andava a chatear-me, para fazer algo nela e colocar aqui o post, decidi fazer então, este bolo rei, na MFP. Não me arrependi e ficou mesmo bom,....

Ingredientes:

  • 750 g de farinha (peneirada);
  • 30 g de fermento de padeiro ;
  • 150 g de manteiga ou de margarina ;
  • 150 g de açúcar ;
  • 150 g de frutas cristalizadas ;
  • 150 g de frutas secas (pinhões, nozes, passas, etc.) ;
  • 4 ovos ;
  • 1 limão (raspa das cascas e sumo de meio limão) ;
  • 1 laranja (raspa das cascas e sumo de meia laranja)  ;
  • 1 dl de vinho do Porto ;
  • 1 colher de sobremesa (rasa) de sal grosso
Confecção:




Dissolve-se o fermento em 1 dl de água tépida e junta-se a uma chávena de farinha (tirada do peso total). Mistura-se e deixa-se levedar em ambiente morno durante cerca de 15 minutos.
 
Seguir a regra de sempre, na MFP: Coloca-se na cuba da MFP, 1ºs os líquidos e depois os sólidos. Programar tecla, Massas (8). Assim que concluir o programar, retirar a massa, para cima da mesa. Mexe-se e molda-se novamente em bola (ou em várias bolas) e já sobre um tabuleiro untado faz-se-lhe um buraco no meio. Introduz-se a fava e o brinde, este embrulhado em papel vegetal (opcional).
Pincela-se o bolo Rei com gema de ovo e enfeita-se com frutas cristalizadas inteiras, torrões de açúcar, pinhões inteiros, meias nozes, etc.
Leva-se a cozer em forno pré-aquecido a 180º, durante uns 40 a 50 minutos..
Depois de cozido, pincela-se o bolo-rei com geleia diluída num pouco de  água quente.

Para impedir que o bolo Rei, não feche no centro, pode introduzir-se uma tigela ao meio do bolo rei. Eu esqueci-me completamente, desta parte. Mas ficou bom na mesma.


Assim ficou, mal saiu do forno,...
 



Tive pena, de me ter esquecido de colocar, algo, para não fechar no centro. Para dar o ar mais característico, do tradicional Bolo Rei.



 
O aroma na cozinha, depois de ter cozido o Bolo Rei, é simplesmente maravilhoso!!





Por cima, mas depois de frio, coloquei, açúcar em pó,.....
 




Ainda, sobrou este bocadinho. Podem servir-se à vontade.
Ficou super macio e fofo, por dentro.





Vou tentar visitar, todos os vossos cantinhos. Pois agora de férias, terei mais tempo disponível, para vos visitar, com mais calma.





Beijinhos a todos e boa semana. Mas, se for o caso, para ti, boas férias!!!

26 comentários:

Lurdes Losquinhos disse...

Tem um aspeto fantástico.
Bjs

M & M disse...

tem muito bom aspecto...e fora do Natal agora até sabe melhor :)

kika disse...

Mesmo sem buraco está optimo! bjks e boas ferias

Margarida Abreu disse...

Bom dia Mary...

Que bolo rei maravilhoso... hummm que delicia!!!

Boas ferias bem merecidas hem??? Goza muito!!!

Beijocas

MArgarida

Elsa disse...

Boas férias, bem mereces.
O bolo ficou lindo, levo a minha fatia.
Beijocas

Cuca disse...

Ficou com óptimo aspecto e deve saber muito bem neste altura :)

Beijinhos e boa semana*

Anjo-de-Mel disse...

Bolo-Rei na Páscoa? Andas c as festividades trocadas :) Bjinhos e boas férias!!!

A Paixão da Isa disse...

ficou mt bonito bjs e boas férias

Piteca disse...

Eh Eh Eh...Já somos duas a gozar as férias nesta altura!! ;) Muito bom!
Em relação ao bolinho, acho que ficou fantástico e o facto de ter teres esquecido do buraco no centro ainda foi mais original, assim ficaste com um folar de bolo rei, bem próprio para a época!! Eh Eh!! :P
Beijinhos doces.

luci disse...

Que bolo lindo deve ser delicioso,boas férias
beijos

Aline - Receitazada disse...

Bom dia Mary!
Conheci teu blog agora e me encantei com suas receitinhas. E esse bolo rei está divino. Parabéns.
Beijocas

Petiscos e Miminhos disse...

Não sabia que dava para fazerr Bolo-Rei na MFP, ficou com mesmo bom aspecto!

Bel disse...

Passando por tua cozinha, me encantei com as receitas. Excelente pedida para a Páscoa, este Bolo Rei. Estou te seguindo e se desejar, passa lá no meu cantinho. Bjos.

saboracasa disse...

É tão bom estar de férias :) - aproveita ao máximo.

Já tirei uma fatia para acompanhar o meu cafezinho

beijocas
Paula

Márcia Rocha disse...

Noooooosssssa... Deve ser uma DELICIA!!!
Boas Férias, mas volte logo, pois ficarei com saudades :)
Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

http://decolherpracolher.blogspot.com.br

Xana Bértolo disse...

Ficou bem bonito!!!
beijinhos

Susana Louro disse...

Adoro bolo rei e que saudades tenho de comer um bom bolo de rei, ainda nunca arrisquei a fazer!!!!
Beijinho

Anna Paula Secco disse...

Que delicia!
quero muito

Ja estou seguindo

Prata da casa disse...

Olá Mary: adoro bolo-rei e já o comia agora ( não importa a época). O teu ficou tão lindo, com as frutas e com um aspeto delicioso!
Bjn e boas férias
Márcia

piteis da dinha disse...

Oi Mary querida, que receitinha mais saborosa essa heim?
Adorei...
Espero que goste da omelete, depois me conta.

Bjsssssssssss

SUSPIRO disse...

Olá linda amiga :)
Espero que esteja tudo bem. Que belo aspecto (não me dou com o novo acordo!!!)
Bj

Josy disse...

Acho tão lindo esse bolo Rei amiga. Ficam belissimos né. O seu ficou com uma cor linda, e deve estar delicioso e macio. Imagino o aroma e sabor que ficou em sua cozinha. Gostei demais. Beijos desejo-lhe boas férias, descanse muito e aproveite bem a companhia da filhota. Beijinhos

António Jesus Batalha disse...

Estive a ler as suas receitas e tem pratos fabulosos, e um aspecto bom, confio em si, e vou tentar adaptar algumas à cozinha. Quero dar-lhe os parabéns pelo blog pois é muito bom.
Tenho um blog que gostava que conhecesse. O Peregrino E Servo.
PS. Se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais esteja à vontade decerto que irei seguir também o seu blog.
Que haja paz e saúde no seu lar.
Com votos de saúde e grandes vitórias.
Sou António Batalha.

Formiguinha disse...

Olá Mary:)

Ficou um belo de um bolo-rei e fora de época sabe ainda melhor:)

Também fiz no Natal e tal como tu esqueci-me de colocar algo no meio para não "tapar o buraco:)

Boas férias!
Beijinhos

KINHA disse...

Olá Mary

Sei que estou devendo muitas visitas, mas agora deixarei para depois, já que estou saindo de viagem e assim que possível, postarei as fotos.

QUER SABER MAIS? VEJA O POST DE AMANHÃ...

AMIGA da MODA by Kinha

saltapocinhas disse...

não estás a confundir a páscoa com o natal, ihihih!

obrigada pela visita.
beijinhos