22 de dezembro de 2011

Doce de Chuchu - MFP

Bom dia a todos! Tudo bem? Espero bem que sim!

A semana passada, aqui na empresa onde trabalho, deram a todos os funcionários chuchus. Trouxe 3 e não sabia bem que uso lhes havia de dar. Aqui na empresa, comentavam que era como a cougette e podia-se colocar na sopa, que era muito bom. Mas 1º fui investigar o que era chuchu, pois não me lembro de comer. A minha disse que fazia antigamente muito e usava na sopa, principalmente.

Então andei a pesquisar na net e vi aqui
o seguinte:


" O chuchu (Sechium edule) é uma hortaliça-fruto, ou seja, um vegetal da categoria dos frutos; também é conhecido como machucho, caiota (Açores) ou pimpinela (ilha da Madeira). Existe em abundância na ilha da Madeira, principalmente junto aos cursos de água (ribeiras e nascentes). Em países latinos é conhecido como Chayote, enquanto em países de língua inglesa é conhecido por christophene, vegetable pear, mirliton, choko, starprecianté, citrayota, chow chow (India) or pear squash.

Apesar de ser uma hortaliça, ou seja, poder ser cultivada na horta caseira, é considerada um fruto, tal como o tomate (devido ao fato de suas sementes estarem dentro, resultado da fecundação do óvulo da flor, envolvidas pela parte comestível)."

Decidi fazer então doce de Chuchu na MFP, pois na sopa não me estava apetecer muito experimentar. Descasquei e lavei bem (é muito viscoso e escorregadio o chuchu). Pesava 1kg certinho. E coloquei na cuba da MFP.

Ingredientes:

1 Kg de Chuchu (partido aos bocados)
Meio kg de Açúcar
Canela em Pó

Preparação:

Coloquei o chuchu partido aos bocadinhos na cuba da MFP, depois o açúcar e coloquei no programa Doces/Compotas.
Depois do programa ter acabado, passei pela varinha mágica tudo, adicionei a canela e coloquei novamente no mesmo programa. Deixei concluir o programa todo. Ficou no ponto. Nem imaginam o cheirinho que ficou na cozinha. Deu para 2 frasquinhos e um tuperware.

Experimentem que não se irão arrepender,...


Fica um doce diferente, mas delicioso!!



Desta forma, quero-vos também desejar um Santo e Feliz Natal, na companhia daqueles que vcs mais amem,...



Beijinhos,

11 comentários:

Receitas para a Felicidade disse...

Normalmente só uso o chuchu na sopa vê lá tu hehehe mas este doce palpita-me, obrigada por partilhares Mary

beijinhos e aproveito para te desejar um FELIZ E SANTO NATAL!!

Anónimo disse...

A los interesados,

Los invito a la Nueva Publicación del blog Fala Sério Habla Serio.

Frase-poema de Navidad: Quintanares

La dirección es: http://falaseriohablaserio.blogspot.com/

Saludo a todos y buen día,
Gustavo.

O Barriguinhas disse...

Olá amiga, obrigada pelos teus comentários e desculpa ultimamente não ter retribuído, mas o tempo tem sido muito pouco :)Que bela sugestão nos deixas! Desejo a ti e todos os teus um Santo Natal e que 2012 seja uma ano de esperança no futuro. Um beijinho. Lúcia

kika disse...

Na minha aventura na venda de compotas para a viagem de finalistas, houve uma mãe que me deu chuchus... pensei... que é isto?? mas depois pesquisei e gostei do doce que fiz!! votos de um feliz natal!!! bjks

Diana disse...

COnfesso que sou preconceituosa com esse tipo de doce. Mais um dia eu crio coragem e experimento
bjos

Larana Colorida disse...

Uma verdadeira delicia.

Bom Natal:-)

Beijinhos:-)

conceicao disse...

Eu uso na sopa, assado ou estufado.
Feliz Natal.
Bjs

Prata da casa disse...

Olá Mary: também já fiz doce de "caiota" como chamamos aqui nos Açores. É muito saboroso!! A minha sogra fazia caiota recheada no forno.
Bjns
Márcia

Natália Eleutério disse...

Que bom ficou o doce, também dá para sopa em vez de usar batata, bjs.

Bombom disse...

Olá Strawberry! É a primeira visita que lhe faço e estou a gostar muito de aqui estar. Se voltar a fazer doce de Chu-Chu, experimente ralá-lo com o ralador grosso das cenouras. Fica aos fiapos e no final o doce fica parecido com o de Chila mas ainda mais aromático. Vai ver que se surpreende. Para a semana sou capaz de o expor no Meu Estaminé.
Bjs. Bombom

sabor e saberes disse...

Parece-me um excelente doce.
Vou ter de experimentar.
Bjs

Um Até já,....

Olá  meus   queridos  ♥    Por diversos motivos, irei estar ausente quer aqui no blog, quer nas redes sociais!! Tenho recebido muitas mensa...