19 de abril de 2010

Bolo Axadrezado Todo Colorido......

Olá pessoal tudo bem com vcs? Espero bem que sim!

Hoje quero-vos amostrar uma experiência que fiz este fim-de-semana!

Ando com a paranóia das formas e há duas que quero mesmo muito e ainda não as encontrei. Uma é a forma em xadrez (tem a particularidade de fazer bolos lindíssimos mesmo,isso demonstra-se em cada fatia que se corta) a outra forma, é a de coração, que faz tb um formato lindo para bolos, principalmente para aniversários,....

Sendo assim, queria experimentar fazer um bolo axadrezado (para variar não me correu lá muito bem), só que o meu maior erro, foi a utilização de várias cores.

Se fizerem façam-no numa forma rectangular ou quadrada, para se poder ver melhor as cores, mal se comece a partir às fatias o bolo. Eu fiz numa forma redonda e esse foi tb mais um erro meu.

A receita de eleição para variar foi a receita de pão-de-ló do costume, que já se encontra aqui, aqui e tb aqui e aqui, enfim, faço sempre pois como já referi aqui no meu blog, é uma receita em que me sinto à vontade e nunca me deixa ficar mal, lol,.....

Espreitem só....





Ingredientes:

12 ovos (de preferência caseiros)
330g de açúcar
230g de farinha (de preferência branca de neve, mas pode ser outra )
1 pitada de sal

Preparação:

Numa bacia colocar 6 ovos inteiros + 6 gemas (as claras congelei) e 1pitada de sal(pouco e sem exageros) e o açúcar.
Bater com a batedeira 20 a 30 minutos (aqui está o segredo, tem que ser mesmo com a batedeira, em movimentos circulares e sem parar e tem que ser mesmo este tempo, o ideal é 30 minutos mesmo).
De seguida colocar a farinha peneirada e envolver a farinha com a colher de pau.

Dividir a massa em quatro malgas e colocar os corantes até tingir a cor pretendida.
Eu coloquei o azul, vermelho (ficou um rosa claro), verde (junção com amarelo e azul) e castanho (adicionei chocolate em pó)....



Colocar numa forma à escolha (eu coloquei numa forma circular) e levar ao forno pré-aquecido a 180º, durante 30 /40 minutos!

Esta foi a pior parte, pois a massa ligou toda e o efeito pretendido foi-se por água a baixo, mas é mesmo assim, pois só com estas experiências é que podemos crescer e evoluir e corrigir/acertar melhor os nossos erros!!!

(Depois cortei a meio o bolo e recheei com tulicreme....uma delícia!)




Aqui fica o meu bolo axadrezado....




.....todo colorido....



o interior do bolo....



ficou bonito, mas não a 100%, como eu pretendia e tinha idealizado,....




Alguém é servido?




Serve perfeitamente para um bolo de aniversário para as crianças, elas deliram com as cores (deviam ver a minha filhota, a ver todas aquelas cores).....

Beijinhos e boa semana!!!

15 comentários:

Calibe'nin Mutfağı disse...

Hello your cake looks fantastic..Mmmmh delicious..The cake with this colours looks as a painting...
Compliment...
Hugs
Cali

Raquel Alabaça disse...

É mesmo giro, fica diferente e apelativo.

Eu tenho uma forma de coração, em silicone, compre na tupperware, não sei se ainda existem destas...

Bjs

Anabela disse...

que lindo ficou o teu bolo,valeu a pena...,bjs

Rose disse...

Oiii Mari, afff...ontem passei por aqui, mas o blogger tem hora que fica de mal comigo e não me deixa comentar em outros blogues kkkk
Mas hoje tá tudo certinho, que bolo mais lindo e charmoso adorei a ideia. Uma vez fiz um mas era só 2 cores e deu um trabalho...rs
Bjinhus e boa semana!!!

Mary - Strawberrycandy disse...

Muito obrigada a todos pelos vossos comentários!
Beijinhos

Tuquinha disse...

estes bolinhos ficam uma delicia para os olhos ( e para a boca tb)...está delicioso...
beijinhos

Abelha Maia disse...

Tão giro e diferente, muito bem, pode ser uma fatia.
bjsss

Talita disse...

As crianças devem amar. A massa parece uma delícia!

Tati - Panelaterapia disse...

Que lindo!!! Não sei se teria paciência para fazer as massas coloridas, mas com certeza adoraria ter esse bolo no meu aniversário!
Bjs

fimere disse...

il est fantastique avec des couleurs différentes je le trouve magnifique bravo
bonne soirée

Alexandre Miguel disse...

Amiga para esta mesa são duas fatias!!!bjokas:**))

Larana Colorida disse...

ahahahahahah, mas que originalidade minha querida. Adorei:))

beijinhos:))

Unknown disse...

O bolinho ficou bem bonito, todo colorido e com uma decoração fantástica.

Beijinhos

SoraiaSilva disse...

Ficou tão bonito e colorido :)
beijinhos*

clakel bijus disse...

olá querida meu nome é kelly va nesse site www.eband.com.br/diadia
la vc vai clicar em bolos la tem bolo xadrez fica lindo bjks

Um Até já,....

Olá  meus   queridos  ♥    Por diversos motivos, irei estar ausente quer aqui no blog, quer nas redes sociais!! Tenho recebido muitas mensa...